
O município de Santo Antônio da Patrulha, de acordo com o último boletim epidemiológico do Comitê de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), divulgado na noite dessa segunda-feira (02), é terceiro do Litoral Norte com o maior número de óbitos relacionados a Covid-19 (74) e o quinto com o maior número de casos confirmados (3.461), desde o início da pandemia.
Mesmo diante dos números, do colapso da rede hospitalar da região e da velocidade da transmissão do coronavírus, o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo (PP), não seguirá a maioria dos prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) que decidiram na manhã desta terça-feira (03), decretar o lockdown neste primeiro fim de semana de março, da zero hora de sexta-feira (05) até às 5h de segunda-feira (08).
Pelas redes sociais e no site da prefeitura, uma nota foi divulgada com a justificativa da decisão em não decretar o lockdown na cidade. “Nossa decisão é baseada no fato de não possuirmos faixa de praia, ou seja, diferente da maioria dos municípios litorâneos, que se utilizaram desta medida para evitar o recebimento de turistas no final de semana, o que não é o nosso caso”.
A nota diz ainda que o município “seguirá adotando todas as regras e restrições impostas pela bandeira preta, inclusive no controle e acesso ao Balneário da Lagoa dos Barros e intensificando as ações de fiscalização, combatendo aglomerações e descumprimentos do Decreto”.
Horas antes, pelas redes sociais e no site da prefeitura, foi divulgado o boletim epidemiológico atualizado. Na publicação diz: “o número de novos casos diários realmente assusta”. Santo Antônio da Patrulha registrou 120 novos casos e um óbito. O número de casos ativos passou para 357; 690 pessoas estão em isolamento domiciliar; 25 estão hospitalizados, sendo que três estão em UTIs. O número de recuperados é 3.036.
Hospital de Santo Antônio da Patrulha
O Hospital de Santo Antônio da Patrulha opera na tarde desta terça-feira com 93,1% da capacidade. São 29 leitos clínicos e 27 pacientes internados, todos diagnosticados com o coronavírus. A instituição não tem leito de UTI. Os dados foram atualizados às 15h07min e estão disponíveis no portal covid.saude.rs.gov.br
A equipe do Litoral na Rede consultou a 18° CRS para saber quantos pacientes aguardavam por leitos no município. Segundo a coordenadoria, desde o último domingo (28), seis pessoas aguardam por leitos de UTI e há cinco dias há uma solicitação de leito clínico para paciente com trauma. Na última semana (24/02), uma mulher de 48 anos, morreu no hospital de Santo Antônio da Patrulha. Ela foi diagnosticada com o coronavírus e aguardava um leito de UTI.
Nota da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha
Santo Antônio da Patrulha NÃO realizará lockdown neste final de semana.
Mesmo integrando a Amlinorte, que vai adotar a medida em algumas das suas cidades, nossa decisão é baseada no fato de não possuirmos faixa de praia, ou seja, diferente da maioria dos municípios litorâneos, que se utilizaram desta medida para evitar o recebimento de turistas no final de semana, o que não é o nosso caso.
Nossa cidade seguirá adotando todas as regras e restrições impostas pela bandeira preta, inclusive no controle e acesso ao Balneário da Lagoa dos Barros e intensificando as ações de fiscalização, combatendo aglomerações e descumprimentos do Decreto.
Continuamos contando com a colaboração de todos.
Se cuidem.
Gabinete do Prefeito
Leia mais:
Lockdown: “Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde”, diz presidente da Amlinorte”
Urgente: prefeitos do Litoral Norte decidem por lockdown no fim de semana
Covid no Litoral Norte: 815 casos e 11 óbitos são notificados em 24 horas










