A Prefeitura de Osório informou que o presidente do Grêmio e ex-prefeito da cidade, Romildo Bolzan, está curado da Covid-19. O dirigente tricolor foi o único caso confirmado da doença no município. A atualização do quadro de saúde consta em boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus publicado no fim da tarde desta segunda-feira (30). A divulgação, segundo a Prefeitura, foi autorizada pelo paciente.
O boletim aponta ainda que 57 pessoas com síndrome gripal estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal da Saúde. O município de Osório enviou, ao todo, 12 amostras de pacientes para exames ao Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre. Além do caso confirmado de Romildo Bolzan, outros quatro testes foram concluídos e tiverem resultado negativo. Sete exames ainda aguardam análise.
A Prefeitura de Osório esclareceu que, desde 18 de março, o Ministério da Saúde mudou o protocolo sobre a COVID 19, em que não é mais realizado exame em todos pacientes com suspeita da doença. “Desde então, trabalha-se com casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. Em cenários de transmissão comunitária, os casos suspeitos são todos de síndrome gripal e de síndrome respiratória aguda grave”, explica a Administração Municipal.
A Secretaria Estadual da Saúde ainda não informou o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus curadas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde que 24 dos 162 pacientes com confirmação de Covid-19 fora curados.