Prefeitos do Litoral Norte buscam soluções para a área da saúde e apresentam demandas ao governo do RS

Agendamentos de consultas com especialistas e internações hospitalizares estiveram entre os assuntos discutidos com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann

Compartilhe

Refeitos se reuniram com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann. Foto: Rose Scherer / Amlinorte

A grave situação do represamento de consultas e exames de pacientes nos municípios e hospitais do Litoral Norte é uma preocupação frequente dos prefeitos da região. Para buscar soluções, nessa terça-feira (31), os gestores municipais se reuniram com a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann. O deputado estadual Luciano Silveira (MDB), também participou do encontro, articulado pela Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte).

A presidente da Amlinorte, Márcia Tedesco, que é a prefeita de Balneário Pinhal, declarou que a situação é muito preocupante. “No município, em algumas especialidades, mais de mil pacientes aguardam por consultas”, desabafou. Os prefeitos da região destacaram diversos problemas, principalmente casos que poderiam ser resolvidos rapidamente, como os exames de cateterismo.

O prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnos Germano, afirma que não medirá esforços para que a Secretaria de Estado da Saúde se posicione e busque a melhoria imediata nas demandas, o que amenizaria a dor daquelas pessoas que estão precisando de um atendimento urgente. “Ficaremos vigilantes e fazendo o que for preciso para que as coisas aconteçam como devem ser”, afirmou.

Luciano Silveira, parlamentar da região, disse que Arita Bergmann se comprometeu em resolver os problemas na área da saúde no Litoral Norte. “Apresentamos as necessidades da saúde e iniciativas urgentes para resolver os gargalos no Gerint e Gercon. A secretária se comprometeu principalmente em agilizar uma solução para a situação da fila para o cateterismo e outros procedimentos cardíacos”, declarou.

Os sistemas de gerenciamento de Consultas (Gercon) e de Internações (Gerint) são os principais problemas enfrentados no dia a dia nos municípios da região. Arita Bergmann informou que estes sistemas são ferramentas importantes na organização dos atendimentos em saúde, mas que estará atenta à realidade e às demandas dos municípios. “O Litoral Norte é um importante parceiro na gestão da saúde no Estado”, disse a secretária.

Os prefeitos também solicitaram verbas para reforma e ampliação das unidades de Pronto Atendimento (PAs) nos municípios, que absorvem grande parte dos atendimentos.

Também participaram da reunião a prefeita de Três Forquilhas, Loraci Klippel; os prefeitos de Mostardas, Moisés Pedone; Palmares do Sul, Maurício Muniz; Capivari do Sul, Leandro Monteiro dos Santos; Cidreira, Elimar Tomaz Pacheco; Maquiné, João Marcos Bassani; Itati, Flori Werb; e Tavares, Gardel Araújo; e a secretária executiva da Amlinorte, Rose Scherer.

Compartilhe

Postagens Relacionadas