
O prefeito de Imbé, Ique Vedovato, foi eleito vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), entidade que representa os 497 municípios gaúchos. A definição ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (11).
A eleição da gestão 2025/2026 é parte do processo de definição do novo Conselho de Administração da Famurs, que ocorre anualmente com a participação dos partidos com maior representação municipal. Vedovato venceu a disputa recebendo 134 votos (76% dos válidos) dados pelos 127 prefeitos e 109 vice-prefeitos filiados ao MDB, partido com o segundo maior número de gestores municipais no Estado.
Ele concorreu contra Paulo Cattaneo, de Soledade, na Região Norte do RS, e Ana Paula Delolmo, de Cacequi, na Região Central. Além do prefeito de Imbé, o conselho será composto pelo presidente, que será indicado pelo Progressistas, e outros seis vice-presidentes. Os nomes ainda não foram divulgados pela entidade.
Atualmente, Ique Vedovato também ocupa a presidência da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), entidade que reúne as cidades da região e atua na articulação conjunta em pautas de interesse regional, como infraestrutura, saúde, turismo e segurança pública.
Será a primeira vez na história que Imbé ocupará posição na gestão na entidade. Pelas redes sociais, Vedovato comemorou a eleição, celebrou o apoio dos colegas de partido e fez um agradecimento aos oponentes no pleito.
“Quis o destino que no Dia do Prefeito eu pudesse incluir mais uma vitória na minha trajetória política. Agradeço muito a cada um dos prefeitos(as) e vice-prefeitos(as) do meu partido que confiaram essa importante função representativa a mim. Registro também meu reconhecimento ao meus dois concorrentes pela participação legítima neste processo eleitoral que transcorreu com lisura e em alto nível”, disse.
“Ser prefeito de Imbé, presidente da Amlinorte e agora vice-presidente da FAMURS é motivo de orgulho. Cada vez mais tenho certeza de que estou no caminho certo, e tenho agora o compromisso maior ainda de ajudar no desenvolvimento do nosso município, da nossa região e agora do nosso Estado. Muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram para que chegássemos a este resultado”, completou.
Posse
Conforme a Famurs, a homologação da chapa eleita deve ocorrer no dia 22 de abril. A data da posse ainda não foi confirmada, mas deve ocorrer na primeira quinzena de maio.
O que é a FAMURS
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) é a entidade que representa institucionalmente os municípios gaúchos junto aos governos estadual e federal, além de outras esferas de poder. Ela atua na defesa dos interesses dos municípios, na articulação de políticas públicas e na promoção de capacitações, consultorias técnicas e eventos voltados à gestão pública.
A Famurs também tem papel fundamental na mediação de demandas entre as administrações municipais e os órgãos estaduais, servindo como canal para reivindicações e propostas conjuntas das prefeituras.