
O prefeito de Imbé, Ique Vedovato, assumiu nesta quinta-feira (30) a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para o anuênio 2026/2027. A posse ocorreu durante cerimônia realizada no Parque Municipal de Eventos, em Imbé, reunindo prefeitos, lideranças políticas e representantes de instituições de todo o estado, incluindo o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza.
O ato marcou a transmissão simbólica do cargo, que estava sob responsabilidade da prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira. A nova diretoria assume a entidade no ano em que a Famurs completa seu cinquentenário.
Também foram empossados sete vice-presidências, representando diferentes regiões do Rio Grande do Sul: Joãozinho Sehnem (Boa Vista do Buricá), Gustavo Finck (Novo Hamburgo), Amarildo Luis da Silva (Fazenda Vilanova), Arlei Luis Tomazoni (Três Passos), Leandro Balardin (Cachoeira do Sul), Darlene Pereira (Rio Grande) e Pablo Mari (Sarandi).
Ique apontou os principais desafios do período, como as mudanças no sistema tributário e os impactos de eventos climáticos, defendendo a necessidade de planejamento e atuação conjunta entre os municípios. Outro ponto central foi a defesa de maior protagonismo das cidades na formulação de políticas públicas, aproximando as decisões da realidade vivida pela população.
“Precisamos garantir que as políticas públicas não sejam desenhadas em gabinetes distantes, mas que nasçam da realidade de quem vive o dia a dia das comunidades. Em um mundo onde a informação orienta decisões, a Famurs precisa liderar esse movimento junto às prefeituras gaúchas, ajudando os municípios a serem mais eficientes e a prestarem melhores serviços”, acrescentou o novo presidente.

Assista ao vídeo sobre a posse










