
A atual legislação do repartimento dos royalties do petróleo foi o assunto de uma audiência entre o prefeito de Imbé, Pierre Emerim e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. No encontro que ocorreu na última quinta-feira (27), Emerim representou a Associação Brasileira de Terminais Marítimos e Fluviais para Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt).
De acordo com a prefeitura de Imbé, essa foi a primeira vez na história que um presidente do STF recebeu a entidade em 20 anos de fundação. Emerim é o primeiro prefeito gaúcho a presidir a entidade. “Foi um momento muito importante na vida dos quase 20 anos de fundação da Abramt. A reunião foi muito proveitosa, o ministro Toffoli ouviu atentamente as explicações e teses jurídicas da direção da associação. A CNM acha que a divisão salvará a vida dos municípios e sabemos que não é verdade. Se é para dividir royalties, tem que ser para todos, de barragens, de mineração, hidrelétricas. Penso que o STF não vai julgar nessa linha”, explicou.
A prefeitura informou também que Emerim defendeu a atual regra de divisão sustentada por meio de liminar aplicada pela ministra Cármen Lúcia em 2013, que suspendeu monocrática parte da Lei, aprovada naquele mesmo ano, que tornava a partilha mais igualitária entre produtores e não produtores, bem como, a defesa da divisão dos royalties de gás e petróleo separadamente.
Segundo o prefeito, por duas décadas a Abramt vem travando disputas jurídicas no STF ao defender que os recursos dos royalties para os municípios produtores são direitos exclusivos porque participam do processo de carregamento e descarregamento de óleo no Brasil.
Pierre analisa que o ambiente é favorável para que os municípios possuidores de equipamentos de carga e descarga de petróleo mantenham os recursos oriundos dos royalties. Apesar da pressão da Confederação Nacional dos Munícipios (CNM), em dividir os recursos para cidades não produtoras, Pierre enfatiza que a entidade seguirá firme no trabalho jurídico pela manutenção da atual divisão de partilha.
Outros compromissos
Ainda em Brasília, ele se reuniu com a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima Dadald Pereira, quando novamente apresentou os trabalhos que a associação realiza junto às prefeituras associadas quanto ao processo de carregamento e descarregamento de petróleo e os riscos ambientais que estão sujeitas. Marisete recebeu com sensibilidade as argumentações da Abramt e afirmou que o julgamento sobre a validade das regras de divisão dos royalties do petróleo explorado em estados e municípios, marcado para 20 de novembro no STF, é que vai definir de forma definitiva a disputa entre produtores e não produtores.
“Royalties tem uma palavra que anda ao lado dele: ‘compensação’ em razão de uma situação. Os municípios que têm direito de receber royalties são devido aos riscos ambientais, de uma logística de uma cidade que vive em torno do trabalho de carregamento e descarregamento de petróleo. Nossa defesa vai ao encontro da decisão da ministra Carmem Lúcia quando suspendeu a lei que redistribuía os royalties de forma igualitária. Royalties do petróleo devem ser direcionados para quem realmente participa de todo o processo de transporte de carga e descarga de óleo e gás no Brasil”, concluiu Pierre Emerim.
Agendas de Imbé em Brasília
O prefeito Pierre Emerim aproveitou a estadia em Brasília para se reunir com parlamentares do Congresso Nacional visando os interesses de Imbé. A nova ponte sobre o Rio Tramandaí foi tema de encontro com o coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso, deputado federal Giovani Cherini (PL-RS). Ao prestar contas do convênio entre o Governo Federal e a prefeitura de Imbé, que contratou empresa que trabalha para definir o local mais adequado para erguer a travessia, além de estudo do traçado de engenharia e arquitetônico em um prazo de até um ano, o parlamentar convidou Pierre a apresentar os trabalhos em outubro à bancada, em Brasília.
Senadores e deputados federais gaúchos definirão novas prioridades de recursos de emenda para o Estado e a destinação para a nova ponte ligando Imbé e Tramandaí será defendida. Pierre ainda teve encontros com os deputados federais Henrique Fontana (PT-RS), Márcio Biolchi (MDB-RS), Jerônimo Goergen (PP-RS), Fernanda Melchionna (Psol-RS) e os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS).