Prefeito de Cidreira anuncia que bloqueará acessos da cidade

Compartilhe

Prefeitura Municipal de Cidreira. Foto: Rafael Portela da Rocha / Prefeitura de Cidreira

O prefeito de Cidreira, Alex Contini, anunciou na noite desta quinta-feira (19) que bloqueará os acessos à cidade para prevenir que o município tenha casos de infecção por coronavírus. Em uma transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura no Facebook, ele afirmou quem comprovar ser morador poderá entrar e sair do município.

“Notifiquei a Brigada Militar e a Polícia Rodoviária que estamos fechando as entradas da nossa cidade de Cidreira. Peço desculpas aos nossos veranistas, às pessoas que têm casa aqui em Cidreira, mas nesse momento só vai entrar e vai sair da nossa cidade as pessoas que comprovarem que são moradoras de Cidreira”, garantiu.

Na transmissão por volta das 22h, Alex Contini, salientou que muitas pessoas de fora estão chegando na cidade, que registra um movimento atípico para esta época do ano.

“Eu vi a demanda das 18h até agora da chegada de turistas e veranistas na nossa cidade, foi fora do normal. O centro de Cidreira está quase como se fosse uma temporada. O comércio e lancherias estão funcionando normal. É sério, é transmissível”, disse sobre o risco de contágio pelo coronavírus.

O prefeito de Cidreira disse ainda que “com certeza o vírus já está sendo transmitido em Porto Alegre e cidades maiores”. Segundo ele, os bloqueios no acesso ao município serão realizados em três pontos: na ERS-040, no Túnel Verde, na Costa do Sal, e ERS-786, em Salinas, no limite com Tramandaí. Essas interdições seriam feitas com máquinas da Secretaria Municipal de Obras.

Contini salientou que não há casos de Covid-19 em Cidreira e projetou um cenário preocupante caso seja registrado um paciente infectado no município.  “Nós temos 20 mil habitantes e temos a obrigação de cuidar a eles, a obrigação de cuidar de quem mora em nossa cidade. Nós não temos condições de administrar uma pessoa se chegar a esse ponto agora”, alertou.

O Litoral na Rede conversou por telefone com o secretário de Administração  de Cidreira, João Pedro Roso. Ele informou que o decreto que determina o fechamento da cidade tem embasamento do Departamento Jurídico da Prefeitura e será publicado nesta sexta-feira (20).

“Porto Alegre suspendeu as aulas e as pessoas estão vindo pra cá tirar férias, passeando, indo no comércio, indo na praia. E o município não consegue atender além da população”, afirmou o secretário.

Durante a tarde, a Prefeitura de Cidreira havia emitido um decreto determinando o fechamento do comércio, com exceção para farmácias, postos de combustíveis, mercados e agropecuárias. Restaurantes podem funcionar com restrições.

Segundo o prefeito Alex Contini, a determinação não foi cumprida e novas medidas serão adotadas para garantir o fechamento dos estabelecimentos.  “O comércio que não respeitar, nós vamos fechar com a Brigada Militar. Depois, com certeza, vocês vão nos agradecer, quando passar esta tempestade , pela atitude que estamos tomando”, afirmou.

Veja a transmissão em que o prefeito de Cidreira anunciou as medidas

https://www.facebook.com/cidreirarsoficial/videos/1330349203832783/

Compartilhe

Postagens Relacionadas