Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Brigada Militar (BM) foram mobilizados, no começo da noite desta segunda-feira (3), para inutilizar explosivos apreendidos pela polícia em Maquiné. A ação ocorre na sede da Delegacia Regional de Capão da Canoa.
O material foi transportado para a DP após uma ação da BM, realizada durante a tarde, que resultou na prisão de um homem por porte ilegal de arma de fogo e de artefato explosivo. Além de três armas longas e de um simulacro de pistola, os policiais apreenderam um cordel detonante de três metros.
O artefato explosivo foi apresentado na delegacia e será detonado nas dependências da delegacia. A informação foi confirmada à reportagem do portal Litoral na Rede pelo delegado Marco Swirski de Sousa, titular da DP de Capão da Canoa.
“O Gate foi acionado, pois é o procedimento padrão, e vai inutilizar o material dentro das dependências da delegacia mesmo”, esclareceu Sousa.
A operação reúne, além dos agentes do Gate, policiais militares e equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Parte da quadra onde fica a delegacia foi isolada por motivos de segurança.
Por volta das 22h20, o delegado informou que o prédio da DP seria liberado em alguns minutos,
Fake news
A movimentação incomum e o isolamento parcial das imediações da delegacia chamaram a atenção de quem passava pela Avenida Rudá, no Centro de Capão, onde fica a sede do prédio policial.
Além da curiosidade, o fato também gerou a propagação de boatos através de vídeos que circulam pela internet. Uma van branca estacionada em frente à Câmara de Vereadores da cidade, que fica ao lado da DP, foi apontada como local onde haveria explosivos com risco de explosão.
“Fake news. A van é do Gate”, esclareceu o delegado. “Não deve demorar [a conclusão do trabalho”, concluiu.