Prazo para pagar IPVA 2025 termina com inadimplência de 33% no RS; veja as consequências

Veja o balanço preliminar da Receita Estadual

Compartilhe

Foto: Douglas Mafra / Detran RS / Arquivo

Quem deixou de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 poderá enfrentar uma série de consequências a partir de agora. O prazo para quitação do imposto já terminou e, segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), 33% da frota — o equivalente a 1,4 milhão de veículos — segue inadimplente no Rio Grande do Sul.

De acordo com balanço preliminar da Receita Estadual, até 30 de abril, o imposto foi quitado para 2,6 milhões de veículos, o que representa 67% da frota tributável no estado, estimada em cerca de 4 milhões de automóveis.

O atraso no pagamento do IPVA gera multa diária de 0,334%, limitada a 20% do valor do imposto, além da cobrança de juros. Após mais de dois meses de inadimplência, o débito poderá ser inscrito em Dívida Ativa — o que deve começar a ocorrer a partir de julho.

Além disso, o não pagamento impede o licenciamento do veículo. Caso o carro seja flagrado em circulação com o documento vencido, poderá ser apreendido, o que gera custos adicionais com multas, guincho e diárias no depósito do Detran.

Quem deve pagar?

  • Proprietários de veículos fabricados a partir de 2006, exceto os isentos por lei.

Como pagar?

  • Basta apresentar a placa e o Renavam do veículo. Em alguns bancos, pode ser solicitado o CPF do proprietário. Também é possível quitar a taxa de licenciamento e eventuais multas junto com o IPVA.

Onde consultar o valor e gerar o QR Code?

No aplicativo IPVA RS, disponível na App Store e Google Play, ou clicando neste link.

Onde pagar?

  • Bancos: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente correntistas);
  • Lotéricas da Caixa Econômica Federal;
  • PIX: disponível em mais de 760 instituições financeiras.

Compartilhe

Postagens Relacionadas