Aproximadamente 960 guarda-vidas atuam, desde o fim de semana, nas guaritas das praias de mar e balneários de água doce do Rio Grande do Sul. Como principal destino do verão no Estado, o Litoral Norte concentra a maioria desde efetivo.
Desde outubro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) mantinha profissionais em pontos estratégicos da região. Com o início oficial da Operação Verão Total, no último sábado (21), o serviço foi ampliado, abrangendo quase todas as guaritas do Litoral Norte.
O coordenador operacional da Operação Verão do CBMRS, major Daniel Moreno, destacou os investimentos realizados em equipamentos para atuação dos guardas-vidas. Lembra que a corporação conta com quadriciclos e motos aquáticas para atuar na prevenção de afogamentos e salvamentos.
O oficial avalia que o efetivo disponível é adequado para atender a demanda do verão 2024/2025. “Temos no estado, nesse momento, 299 guardas-vidas civis temporários. Somando-se aos guardas-vidas militares, temos aí hoje um efetivo de 960 guardas-vidas, um efetivo bem adequado aí para abrir praticamente todos os postos. Então, a população pode se sentir segura”, afirma.
Responsabilidade dos banhistas
Apesar da mobilização de guarda-vidas ao longo da costa, o major Daniel Moreno alerta que os banhistas devem adotar uma postura preventiva. A principal orientação é que busquem entrar na água próximo a guaritas com os profissionais de salvamento.
“A maior segurança possível na água é a prevenção do próprio banhista, do próprio veranista, de não se colocar em situação de risco de forma necessária. Então, venha até a guarita no posto de guarda-vidas, entra na frente, porque se podemos vê-lo, podemos protegê-lo”, pede o major.
Sinalização
As áreas seguras para banho são sinalizadas com bandeiras posicionadas nas laterais das guaritas. A orientação da CBMRS é que as pessoas fiquem atentas e procurem entrar no mar nesse perímetro, onde estarão sendo visualizadas pelos guardas-vidas.