Possível alternativa ao Salgado Filho, Aeroporto de Torres passa por vistorias

Inspeções são para verificar viabilidade de terminal no Litoral Norte receber aviões de grande porte

Compartilhe

Pista do Aeroporto de Torres tem pouco mais de 1.500 metros e possibilidade de ser ampliada. Foto: Prefeitura de Torres

Uma série de vistorias está sendo realizada no Aeroporto de Torres para avaliar o terminal como alternativa ao Salgado Filho, fechado por causa da enchente em Porto Alegre. A prefeitura de Torres informou que representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Ministério do Turismo e da Infraero devem visitar o terminal nesta sexta-feira (14).

O secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Milton Zuanazzi, deverá estar acompanhado de técnicos da ANAC e dos demais órgãos federais dos segmentos de aviação e turismo. A vistoria está prevista para 9h30.

Outra inspeção no aeroporto, localizado às margens da ERS-389, a Estrada do Mar, em Torres, foi realizada nessa quarta-feira (12). Participaram técnicos do Departamento Aeroportuário da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, e o diretor do DAP, Marcelo Canossa, além de profissionais da Fraport, empresa concessionária do Salgado Filho.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, o secretário municipal de Turismo, Dérick Machado, e administrador do aeroporto, Mário Antônio Carlette de Assis, acompanharam a vistoria.

Essas análises tem como objetivo verificar a viabilidade de o aeroporto receber aeronaves de grande porte. Segundo a prefeitura, atualmente, a pista de pousos e decolagens tem 1.527 metros de extensão, mas existe uma área, já desapropriada, que poderia estender para 3.000 metros.

130624 VISTORIA AEROPORTO TORRES PREFEITURA
Vistoria foi realizada nessa quarta-feira. Foto: Prefeitura de Torres
130624 EMBARQUE AEROPORTO TORRES PREFEITURA
Aérea interna do Aeroporto de Torres. Foto: Prefeitura de Torres

As inspeções são realizadas a partir de uma mobilização de empresários e lideranças políticas do Litoral Norte e de uma reunião com a participação do ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, no início do mês, no aeroporto.

A intenção é que o terminal, além de uma alternativa temporária à Porto Alegre, durante o fechamento do Salgado Filho, posso receber voos comerciais de forma permanente. Segundo o prefeito Carlos Souza, um dos trunfos é a possibilidade de o aeroporto de Torres ser uma alternativa ao turismo regional.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado desde o início de maio, quando a pista e o andar térreo do terminal foram inundados. A estimativa é que seja reaberto no fim do ano, mas não há data confirmada.

Compartilhe

Postagens Relacionadas