Possíveis traçados da nova ponte Tramandaí-Imbé incluem a Barra e a Lagoa do Armazém 

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Imagem mostra os possíveis traçados da nova travessia entre Tramandaí e Imbé. Foto: Reprodução Relatório

Seis possíveis traçados para a construção de uma nova travessia sobre o Rio Tramandaí, entre Imbé e Tramandaí, foram apresentados pela empresa Beck de Souza Engenharia, contratada para realizar os estudos técnicos para o projeto.  O relatório foi entregue nessa terça-feira (27) ao prefeito de Imbé, Ique Vedovato. A Prefeitura do município é responsável pelo contrato a partir de um convênio com a União.

Das seis opções estudadas, cinco são no Rio Tramandaí, no trecho entre a ponte atual e o mar. A sexta alternativa apresentada é de uma travessia sobre a Lagoa do Armazém.

O engenheiro Arilson Volken, da Beck do Souza, informou que mais dois relatórios ainda serão apresentados até o projeto definitivo.  Dos seis traçados, dois foram escolhidos para ampliação dos estudos e as alternativas também serão encaminhadas para análise da Prefeitura de Tramandaí.

Conforme o relatório, possíveis traçados que terão as análises ampliadas seriam junto à Barra do Rio Tramandaí. Umas das alternativas em estudo é uma travessia de 180 metros de extensão. Em Imbé, partiria da Avenida Nilza Godoy (antiga Rio Grande) junto a Rua Caxias. Do lado de Tramandaí, ficaria na Avenida Beira Rio esquina com a Rua Alfredo Elias.

Outra opção apresentada é uma ponte, também com 180 metros de extensão, da Avenida Nilza Godoy, entre as ruas Alegrete e Caxias, até a Avenida Beira Rio, esquina com a Rua São Salvador, em Tramandaí. O documento também aponta para a possibilidade de ser implantado um binário com esses dois traçados.

Também serão ampliados os estudos em relação à travessia sobre a Lagoa do Armazém, com extensão de aproximadamente 1.600 metros. A ponte partiria da Avenida Tramandaí, esquina com a Avenida Porto Alegre, em Imbé. Do lado de Tramandaí, seria na Avenida Rubem Berta, próximo à antiga rodoviária.

A empresa aponta que apesar de ser mais longa, essa última opção tem como vantagem desviar os trânsito das regiões centrais das duas cidades.

Além do prefeito e Imbé, o secretário municipal de Governo, Edison Quadros,  e o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), José Augusto Henkin, participaram da reunião com o engenheiro Arilson Volken. Nas próximas etapas, serão apresentados os estudos mais aprofundados sobre os traçados escolhidos e depois a contratação do projeto executivo com orçamentos de todos os custos.

“Muita gente não acredita, mas estamos cada vez mais próximos dessa tão sonhada obra que vai melhorar o fluxo de trânsito entre os dois municípios, principalmente no verão quando temos um número muito maior de veículos circulando na região”, disse Ique Vedovato.

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