A Operação Golfinho começou nesse sábado (17) oficialmente. A apresentação ocorreu em Capão da Canoa, com a presença do governador José Ivo Sartori do vice-governador José Paulo Cairoli e dos dirigentes e representantes dos mais de 15 órgãos do Estado envolvidos nas atividades do projeto Verão para Todos.
Na sua 47ª edição, a Operação Golfinho da Brigada Militar, vai contar com três mil servidores da área da segurança pública, que estarão atuando no Litoral Norte, Sul e praias de Costa Doce. Esse reforço inclui policiais militares, policiais civis, salva-vidas (bombeiros e civis) e técnicos do IGP. Estão previstas 329 guaritas, das quais 228 no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 71 nos balneários de águas internas.
No Litoral Norte, a Brigada Militar, terá a disposição de mais 130 viaturas, sendo carros, caminhonetes, motos e micro-ônibus, além de um helicóptero do Batalhão de Aviação da BM, que vai dar apoio ao patrulhamento da orla e das atividades da Operação Golfinho. Quatro desses micro-ônibus serão usados como postos móveis e vão operar em Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.
De acordo com o coronel Rogério Maciel, comandante regional de policiamento ostensivo, um terço do efetivo de reforço para a alta temporada já está atuando na região. “O restante dos policiais deve chegar no dia 29 de dezembro” informou o oficial.