Policiais civis realizam novas inspeções contra maus-tratos a animais em Osório

Sete locais passaram por averiguações; alguns tutores não foram localizados, mas identificados

Compartilhe

População pode realizar denúncias a partir do WhatsApp. Foto: Polícia Civil de Osório.

A Polícia Civil (PC) realizou mais uma fiscalização para combater maus-tratos contra animais domésticos na cidade de Osório. Durante a manhã desta sexta-feira (06), sete locais foram inspecionados. O médico veterinário da cidade participou da operação a partir do cartório “Amigo dos Animais”.

Apesar de nenhum animal ter sido resgatado, os policiais civis orientaram e advertiram os tutores sobre cuidados necessários com a alimentação, a hidratação e a higiene dos animais, principalmente no verão, época em que as altas temperaturas viram ameaça à saúde dos bichos. Alguns tutores de cães não foram localizados, mas foram identificados e serão interrogados posteriormente. Eles poderão ser indiciados pela prática de crime ambiental.

Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de Osório, diligências fiscalizatórias e de inspeções estão sendo realizadas com maior frequência na cidade, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus-tratos. Ele explica que a Lei Federal 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, tendo penas que podem chegar a cinco anos de reclusão.

“Denúncias averiguadas no dia de hoje relatavam o abandono de animais, mesmo que momentâneo, por parte dos tutores, que aproveitam as férias para viajar e deixam os animais sem qualquer assistência, o que pode acarretar em situação de maus tratos e responsabilização penal”, afirmou o delegado João Henrique.

Em Osório, a Polícia Civil recebe denúncias anônimas por meio do telefone (51) 98464-3606 (WhatsApp).

Compartilhe

Postagens Relacionadas