A Polícia Civil (PC) investiga diversos furtos em veículos na cidade de Xangri-Lá, no Litoral Norte, e cumpriu um mandado e busca e apreensão na residência de um suspeito dos crimes. A casa fica em São Leopoldo, na região do Vale do Rio dos Sinos.
A ação foi deflagra nessa segunda-feira (22) pela Delegacia de Xangri-Lá, com apoio da 2ª Delegacia e da Delegacia de Pronto Atendimento de São Leopoldo. A investigação é coordenada pelo delegado Roland Short.
No imóvel, os agentes apreenderam diversos relógios, perfumes, roupas e eletrônicos, sem origem definida. Também localizaram ferramentas, munições de calibre 38, máquina de cartão e rádio transmissores, além de dois dispositivos bloqueadores de sinal de travamento e acionamento de alarmes de veículos, conhecidos como “chapolin”.
O investigado não estava em casa no momento em que os policiais cumpriram o mandado de busca e apreensão. A sua esposa foi encaminhada para a delegacia, em São Leopoldo.
Os dispositivos “chapolin” são bastante usados por criminosos que cometem furtos em veículos. Eles emitem um sinal que bloqueia o travamento de portas e acionamento de alarme pelos donos dos automóveis. A recomendação é que as pessoas verifiquem se o carro está fechado antes de se afastar.
Neste verão, outros suspeitos de furtos em veículos foram detidos com esses dispositivos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No fim de dezembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um dispositivo de boqueio de sinal com um foragido, na BR-101, em Osório. Na semana passada, a PRF e a Brigada Militar (BM) prenderam dois homens que usaram esse mesmo tipo de equipamento para realizar furtos, também em Osório.