
A Polícia Civil, por meio do cartório Amigo dos Animais da Delegacia de Osório, resgatou três cães vítimas de maus-tratos. A ação contou com o apoio do Departamento de Proteção Animal (Depa), por meio do Canil Municipal. Uma médica veterinária acompanhou a operação, que ocorreu nessa quinta-feira (03).
Conforme o delegado João Henrique Gomes de Almeida, titular da Delegacia de Osório, dez locais foram fiscalizados após denúncias e diligências. “O objetivo é reprimir maus-tratos contra animais domésticos. A fiscalização ocorreu em locais supostamente envolvidos com a prática de crimes de maus-tratos contra animais”, destacou o delegado.
João Henrique alerta que diversas diligências e inspeções estão sendo realizadas com maior frequência, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus-tratos contra animais domésticos. “Tivemos êxito em fiscalizar dez locais. Três cães domésticos, em situação de maus-tratos, foram devidamente recolhidos, após avaliação preliminar da médica veterinária”, afirmou.
O delegado informou que os tutores foram identificados, notificados e serão interrogados. “Eles poderão ser indiciados pela prática de crime ambiental. A Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, com penas que podem chegar a 5 anos de reclusão”, ressaltou João Henrique.
Denuncie
Vale destacar, que o apoio e as denúncias da comunidade são relevantes para o enfrentamento das infrações penais locais. Contato 51 9 9912 0456 (WhatsApp). Denuncie, sigilo da fonte.