Uma pesquisa desenvolvida pelo curso de Administração da CNEC Osório aponta as marcas mais lembradas pelos consumidores do município em 68 categorias. Setecentas pessoas foram entrevistas no meses de junho e julho. A divulgação dos vencedores será na noite desta sexta-feira (15), em um jantar de premiação que ocorrerá no Pavilhão de Esportes da CNEC Osório.
O Prêmio ACIO Marcas de Valor é uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (ACIO) em parceria com o Centro Universitário e o Conselho Regional de Administração. A pesquisa tem como objetivo identificar a percepção da opinião pública e premiar as empresas osorienses que foram as mais lembradas pelos consumidores no ano de 2017.
São cerca de 200 marcas finalistas do prêmio, três por categoria, que foram as mais citadas durante a pesquisa realizada nos bairros de Osório. O ganhador de cada categoria será no jantar desta sexta-feira. A abertura do evento terá a palestra “Empreendedorismo e Startups”, com o administrador Jonas Cardona Venturini, que falará sobre o cenário dos negócios no século XXI. A conferência faz parte do XV Ciclo de Debates de Administração do RS.
Método da pesquisa
A pesquisa foi coordena pelo curso de Administração, pelo professor Deivis Cassiano Philereno, que contou com a colaboração do administrador e delegado do CRA-RS no Litoral Norte Gaúcho, Thiago Camargo.
A pesquisa adotada foi descritiva, que analisa, registra e interpreta os fatos sem a interferência do pesquisador, utilizada em pesquisas mercadológicas e de opinião, com abordagem quantitativa, que opera por meio do censo ou de amostras, utilizando da técnica de amostra estratificada, que é empregada em pesquisas eleitorais.
A aplicação se deu por meio de um questionário estruturado, com questões fechadas em 68 categorias informadas pela ACIO. A pesquisa foi considerada probabilística e para se delimitar a amostra da população, foi usado o cálculo amostral, com uma margem de significância de 95% e uma margem de erro de 4% da população, sendo que se utilizou como população total, os residentes em todo o Litoral Norte, com idade entre 15 a 69 anos, ou seja, 232.393 mil habitantes, que foram considerados possíveis consumidores no município, gerando uma amostra de 599 pessoas, porém por segurança, a população entrevista foi de 700.