
O tripulante de um barco pesqueiro morreu afogado após cair da embarcação em alto-mar, na costa do Rio Grande do Sul. Conforme a Marinha do Brasil, colegas da vítima conseguiram retirá-la da água, mas o homem faleceu logo depois, já dentro do barco.
A Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí foi acionada por rádio no início da manhã desta quinta-feira (25). O acidente aconteceu na tarde dessa quarta-feira (24) a cerca de 14 milhas da costa, o equivalente a aproximadamente 22 quilômetros, na altura de Mostardas.
A tripulação, no entanto, relatou que, por falta de sinal de rádio, não estava conseguindo se comunicar com as autoridades. O pesqueiro se aproximou da costa para fazer contato com a Marinha do Brasil.
Uma equipe com quatro militares da Marinha e dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, em uma lancha da Transpetro, foram até a embarcação, que seguiu em direção a Tramandaí. Os profissionais realizaram o translado do corpo até o trapiche da Transpetro, na Barra do Rio Tramandaí, em Imbé.
Em terra, estavam uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que confirmou o óbito, e outra da Polícia Civil. O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal.
O pescador que morreu afogado é Gerson Luis Passos, de 53 anos. Ele trabalhava na embarcação SS Pescados, de Penha, em Santa Catarina.

O comandante da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí, capitão-tenente Erick de Freitas Limp de Almeida, informou que foi realizada uma inspeção inicial no barco e que a Marinha abrirá um inquérito para apurar o acidente em alto-mar. O caso também foi registrado na Polícia Civil.
Na semana passada, outro pescador ficou ferido em um acidente dentro de outra embarcação em alto-mar no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu no dia 17 de maio, entre os municípios de Cidreira e Balneário Pinhal.
O trabalhador teve ferimentos graves em uma das mãos durante o manejo de uma rede e foi resgatado pela Marinha do Brasil, com apoio dos bombeiros militares e da lancha da Transpetro.
Nessa segunda-feira (22), uma onda virou uma embarcação na Praia dos Molhes, em Torres. O pescador que retornava de uma atividade pesqueira caiu na água e morreu afogado, entre o Rio Mampituba e os molhes da Barra.