Os temporais podem voltar ao estado, o alerta começou nesta quinta-feira (05) e se agrava nesta sexta-feira (06). Segundo a Defesa Civil, as adversidades meteorológicas que devem ocorrer são classificadas como “perigo” em todas as regiões do Estado. As tempestades virão acompanhadas por trovões, granizo e ventos que podem chegar a 90 Km/h.
É possível que ocorra alagamentos e enchentes. A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), também emitiu o alerta e informou que a causa dos temporais é devido a uma frente fria e instabilidades na Argentina, que estão chegando ao Estado.
Devido ao risco de inundações bruscas e demais transtornos relacionados aos temporais, indica-se condição hidrológica de ALERTA para as bacias hidrgráficas: Piratini, Ijuí, Turvo-Santa Rosa –Santo Cristo, Várzea, Passo Fundo, Apuaê- Inhandava, Taquari-Antas, Caí, Mapituba e Tramandaí.
Previsão do tempo:
Quinta-feira: Algumas chuvas com trovoadas estão no Uruguai e já avançam para o Rio Grande do Sul. Por enquanto não estão muito fortes, mas podem provocar pancadas de chuva na fronteira, região da campanha e sul do estado até a noite de hoje. Também devem chegar a parte do oeste, na Argentina as áreas de instabilidade já estão ganhando força.
Sexta-feira: As pancadas devem ganhar força no noroeste e parte do norte ao longo do dia. Alguns temporais isolados podem ocorrer. Uma frente fria deve alinhar a chuva do sul ao oeste e também passar pela capital e centro. Há risco da formação de temporais nas áreas que vão do leste, nordeste, até o norte e noroeste neste dia.
Sábado: O ar seco avança rapidamente limpando o tempo no estado. Atenção às áreas da divisa com Santa Catarina.
Domingo: o tempo volta a instabilidade na fronteira oeste. Os temporais podem se forma na região e avançar por outras áreas do estado. Estado de atenção em todo RS.
Segunda-feira: O estado de atenção permanece, devido ao avanço dos temporais desde a fronteira oeste.