“Peixe Pet” é um alerta sobre o impacto do lixo na praia e no mar

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Imbé

Uma estrutura em formato de peixe, com três metros de altura e cinco de comprimento, vem chamando a atenção na beira da praia na região central de Imbé. Instalado nesta semana pela Prefeitura do Município, o “Peixe Pet” é um ecoponto para recolhimento de garrafas pets. A proposta, no entanto, tem um objetivo ainda maior: alertar sobre o impacto do plástico e do lixo nas areias e no mar.

O ecoponto está localizado junto à guarita central dos guarda-vidas, a de número 133. Conforme o prefeito Pierre Emerim, o ponto de descarte ficará fixo no local nesta temporada de veraneio.

Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura, Clairton Alves, o “Peixe Pet” tem outra função além de recolher as garrafas pet: chamar atenção para a ingestão de plástico pela fauna marinha, o que é responsável pela morte de diversas espécies, como baleias, golfinhos, tartarugas e peixes.

As garrafas recolhidos devem ser encaminhadas a unidades de reciclagem da cidade. Já há planos que outros sejam instalados em mais pontos da orla do município nas próximas temporadas. “A ideia é poder construir outros quatro para colocar em todos os balneários”, disse a bióloga da Prefeitura, Nélida Pereira.

Nélida explicou que a iniciativa se soma ao programa de Educação Ambiental “Nossa Onda é Preservar”, realizado todas as sextas-feiras em uma tenda montada próximo ao local onde foi instalado “Peixe Pet”. Há exposição de carcaças de animais marinhos e os profissionais da Prefeitura apresentam ao público toda da problemática envolvendo os animais e o lixo descartado de forma inadequada.

“Nós temos uma costa riquíssima em fauna, nós temos uma riqueza muito diversa. A gente precisa alertar as pessoas o quanto é importante a sustentabilidade e a conservação desse ecossistema”, destacou a bióloga.

Para receber as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp, envie seu nome, o seu município e #notícias para 51-99113-0101 e coloque nosso número na sua agenda.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Compartilhe

Postagens Relacionadas