Patram resgata animal silvestre em Tramandaí

Cachorro-do-mato – também conhecido por graxaim – foi devolvido ao seu habitat natural

Compartilhe

Foto: Divulgação / BABM

A Patrulha Ambiental (Patram) resgatou, na última quinta-feira (23), um animal silvestre no bairro Indianópolis, em Tramandaí.

A equipe, que integra o 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), foi acionada após moradores avistarem um cachorro-do-mato, também conhecido como raposa ou graxaim-do-mato, numa área urbana, fora do seu habitat natural.

Ao Litoral na Rede, o comandante do Pelotão Ambiental de Tramandaí, tenente Eduardo Bomfim, confirmou que trata-se de um animal jovem e que foi resgatado sem ferimentos. “É uma espécie selvagem que, quando acuada, pode atacar o ser humano”, explica Bomfim. Ainda de acordo com o comandante, após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, uma área de mata no bairro Cruzeiro.

A aparição desta espécie em área urbana do Litoral Norte não chega a ser novidade. Em julho de 2020, um graxaim foi resgatado por agentes da Guarda Municipal e da Patram no Centro de Imbé. O animal ficou preso em uma grade no estacionamento de um supermercado.

Segundo o Comando Ambiental da BM, o cachorro-do-mato é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul que habita as regiões costeiras e montanhosas, adaptando-se a altitudes até 3 mil metros acima do nível do mar. A espécie tem hábitos noturnos e vive em bordas de mata e ambientes mais abertos, como o pampa gaúcho.

Compartilhe

Postagens Relacionadas