Polícias do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreenderam aproximadamente uma tonelada de bagres, nesta terça-feira(05), em Tramandaí. Segundo a Patrulha Ambiental (Patram) do município, os peixes foram pescados ilegalmente, com uso de redes posicionadas junto à Barra do Rio Tramandaí.
A Patram recebeu denúncia sobre a prática e as características do veículo utilizado para transportar os pescados. Os PMs localizaram o automóvel em frente a uma residência no bairro Parque do Presidentes e realizaram uma inspeção no imóvel, com o acompanhamento da proprietária.
Na casa, a Patram encontrou cerca de 500 quilos de bagres em um caminhão frigorífico desativado. Outros 500 quilos estavam em uma câmara fria, também fora de funcionamento. Foram apreendidos ainda um rifle e um revólver.
Os policiais militares ambientais detiveram dois homens. De acordo com a Patram de Tramandaí, um deles admitiu ser dono rifle e que não estava cadastrado para realizar a pesca desta espécie.
A captura do bagre só é permitida aos pescadores cadastrados no programa de Monitoramento Pesqueiro da Bacia do Rio Tramandaí (Mopert), devido a um acordo firmado com a Justiça Federal. A espécie é considerada ameaçada de extinção.
A ação contou com apoio de policiais da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) e da Guarda Municipal de Tramandaí (GMT). A Vigilância Sanitária também foi chamada e classificou o pescado como sem procedência e impróprio para consumo.
Os dois homens detidos foram apresentados no plantão da Polícia Civil para registro da prisão em flagrante.