Paralisia infantil: 44% das crianças ainda não foram vacinadas na região

Compartilhe

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil está na reta final. A previsão de encerramento é nesta sexta-feira (30), mas a quantidade de crianças vacinadas está bem longe da meta em todo o Brasil. Apesar de estar acima da média do país, a cobertura vacinal também é baixa no Rio Grande do Sul e no Litoral Norte do Estado.

No Brasil, apenas 40,89% das crianças de até 5 anos foram imunizadas. Os dados disponíveis no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde apontam que no Rio Grande do Sul o índice chegou a 52,78% nessa quarta-feira (30). Em todo o Estado, o público alvo é de 529.125 crianças e a meta é vacinar 95%.

No Litoral Norte do Estado, são 18.579 crianças nesta faixa etária. Em consulta ao SIPNI, o Litoral na Rede constatou que, até essa quarta-feira (28), apenas 10.443 haviam sido vacinadas, o que representa 56,21% do total.

O município com maior cobertura vacinal da região é Morrinhos do Sul, que superou a meta e atingiu 102,73% das crianças vacinadas. Na sequência estão Mampituba, com 80,25%, Torres, com 76,47% e Arroio do Sal, com 75,48%.

Os menores índices, conforme os dados do SIPNI, são de Xangri-Lá (30,29%), Itati (35,51%) e Imbé (37,60%). Nas cidades mais populosas da região, Capão Canoa teve 47,63% das crianças imunizadas contra a paralisia infantil, enquanto em Tramandaí o índice é de 69,23%.

Veja os locais de vacinação e dados de todos os municípios do Litoral Norte no fim da matéria.

A Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 5 de outubro. Segundo a Secretara da Saúde do Rio Grande do Sul, todas as crianças de até 5 anos precisam atualizar a caderneta de vacinação ou receber uma dose extra.

O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.

Em paralelo, ocorre a Campanha de Multivacinação, que, por sua vez, tem o intuito de atualizar a situação vacinal da população de até 15 anos de idade, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como o tétano, o sarampo e a febre amarela.

“É fundamental que as crianças e adolescentes compareçam às Unidades de Saúde levando a caderneta de vacinação”, falou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

“É responsabilidade dos pais e um ato de proteção vacinar os filhos. Várias doenças, que podem até mesmo levar a óbito, estão em circulação no Rio Grande do Sul, como o sarampo. Um ato simples como a vacina pode evitar o contágio”, ressaltou Tani. “Fazemos um chamamento aos pais e responsáveis para aproveitar essa última semana da campanha. A oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação não deve ser adiada”.

[table id=102 /]

Locais de vacinação

Tramandaí: Das 8h às 12h e das 13h às 17h: UBS São Francisco II, UBS Zona Sul, ESF São Francisco I, ESF Parque dos Presidentes, ESF Indianópolis, ESF Tiroleza

Capão da Canoa: A Secretaria Municipal da Saúde orienta que os responsáveis agendem a vacina no posto de saúde mais próximo da sua residência.

Imbé: Das 8h as 12h e das 13h30 às 17h: Posto 24 horas do Centro (Rua Ararangua 512) e  ESF Nova Nordeste (Rua Maria Clara Machado, 175).

Osório: Em todas as ESFs e no Posto Central.

Santo Antônio da Patrulha: Todas as unidades de saúde realizam a vacina das 8h às 12h e das 13h às 16h45. No Posto de Saúde Central o horário é das 7h às 18h45.

Cidreira: Unidade de Saúde da Costa do Sol PSF 2 ( Rua Begonia – Costa Do Sol – Cidreira)

Compartilhe

Postagens Relacionadas