Para prevenir suicídios prefeitura de Santo Antônio da Patrulha cria comitê

Compartilhe

Comitê irá se reunir mensalmente para criar ações e soluções práticas na atenção à saúde mental. Foto: divulgação Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a taxa de suicídios a cada 100 mil habitantes aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%. O número é alarmante e representa os casos registrados em 2010 e em 2016, em diversos países do mundo. Em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura criou o Comitê Municipal de Prevenção ao Suicídio, Enfrentamento a Depressão e Valorização à Vida, com o objetivo de criar ações e soluções práticas na atenção à saúde mental dos moradores do município.

O comitê reúne membros de instituições ligadas à saúde, educação e desenvolvimento social. De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Charlis Santos, a primeira reunião do grupo ocorreu na última semana. “Nós iremos trabalhar de forma integrada a promoção da vida, desenvolvendo atividade intersetoriais com parcerias entre entidades que cuidam da saúde mental da população patrulhense, especialmente de idosos, adultos e adolescentes” afirmou.

Santos relatou que pessoas que sofrem com a depressão, muitas vezes podem acabar cometendo suicídio. “Hoje temos o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, nosso hospital é referência em psiquiatria, mas temos comprovado que pessoas que cometeram o suicídio aqui, não chegaram a procurar esses serviços. Por isso, precisamos de um olhar lá na sala de aula, pelos professores, um acompanhamento das famílias. É uma longa caminhada que começa a ser construída”, afirmou.

O grupo irá se reunir mensalmente e será elaborado um plano de ação para a implantação das atividades. A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli falou sobre a necessidade de realizar um trabalho focado nas famílias de alunos, pois os pais precisam estar atentos, especialmente com os adolescentes, em função do uso da internet.

Foto: divulgação Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha

O prefeito Daiçon Maciel da Silva falou que a secretaria estadual da Saúde, colaborará neste processo, especialmente no que se refere à orientação aos profissionais. Ele agradeceu a todos que atenderam ao chamado e estão dedicados à causa.

Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 11 mil pessoas se suicidam a cada ano. De 2010 a 2017, houve um aumento de 7% no número de pessoas que se matam. Neste período, a taxa de mortalidade foi 3,6 vezes maior entre os homens.

Mundo

As estatísticas da OMS, mostram que em 2016, a cada 100 mil habitantes forma contabilizados 6,1 suicídios e em 2010, foram registrados 5,7 suicídios. Os dados ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

Imagem meramente ilustrativa

Compartilhe

Postagens Relacionadas