Pandemia reduz em 40% as doações de sangue em Tramandaí

Compartilhe

Militares da Marinha do Brasil doaram sangue no Hospital de Tramandaí. Foto: Marinha do Brasil

O único banco de sangue do Litoral Norte também sente os reflexos da pandemia e do isolamento social. Nas últimas duas semanas, as doações diminuíram aproximadamente 40% no Hospital de Tramandaí. Para ajudar a manter os estoques em um nível seguro, 10 militares da Agência da Capitania dos Portos no município doaram sangue nesta semana.

O enfermeiro Rafael do Nascimento Menezes, que coordena o Banco de Sangue, salientou que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas a maior demanda é de O negativo, doador universal.

“Além do coronavírus, as outras doenças e patologias continuam acontecendo: pacientes renais, acidentes, cirurgia de urgência e emergência, além da nossa UTI Neonatal, que é referência para todo o Litoral, e geralmente utilizam sangue O Negativo em 95% dos casos”, explicou Rafael.

O enfermeiro informou que estão sendo adotadas medidas de segurança para a prevenção da transmissão do coronavírus. “Estamos entregando fichas para que os doadores não fiquem aglomerados e chamando um por um para o cadastro, coleta, entrevista e doação. Todo o processo leva aproximadamente 35 a 40 minutos”, esclareceu.

Militares da Marinha doam sangue

Nesta semana, 10 militares da Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí doaram sangue no Hospital do município.  “Essa doação de sangue é um incentivo da própria Marinha. Já é a quarta doação de sangue que a gente faz. Nós começamos a fazer doação em dezembro de 2018”, disse o capitão de coverta, Darcy Dalbon. Segundo o oficial, outros integrantes da Agência devem fazer a doação nos próximos dias.

Como doar sangue

O Banco de Sangue do Hospital de Tramandaí funciona de segunda a sexta-feira, das 9h ás 12hs e das 13h30 às 17h. 3O telefone para informações é o (51) 3684-0325.

Para doar sangue é preciso ter em 18 e 69 anos, boa saúde e pesar mais de 50 quilos. Também preciso ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, estar bem alimento e não ter ingerido alimentos gordurosos no dia da doação.

Compartilhe

Postagens Relacionadas