O 34º Festival Internacional de Balonismo foi lançado, na manhã desta segunda-feira (08), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e do secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior. Neste ano, o festival, que será realizado entre os dias 1º e 5 de maio, terá a participação de mais de 70 balões que irão colorir o céu de Torres, que recebeu o título de Capital Nacional do Balonismo.
Durante a cerimônia, balões coloridos foram inflados em frente ao Palácio e chamaram a atenção para o evento. As atividades continuaram no estacionamento do Parque Harmonia, com exibição do voo cativo para apreciação do público.
No local, os frequentadores do Harmonia poderão fazer fotos, conversar com os pilotos, buscar informações, admirar a beleza do esporte e experimentar um pouco da emoção de estar próximo a um balão de ar quente.
Leite destacou que o evento fomenta o turismo no Litoral Norte gaúcho. “Que maravilha governar esta terra que possui tantos encantos e belezas, além de atrações como esta. Temos a capital do balonismo, a cidade de Torres, proporcionando uma experiência absolutamente diferenciada e deslumbrante, o que faz com que as pessoas guardem essas imagens na memória e divulguem, o que é especialmente positivo para o Rio Grande do Sul”, afirmou.
“O balonismo é um evento, mas acima de tudo é um momento turístico. Com o título de Capital Nacional do Balonismo concedido à cidade de Torres, temos a oportunidade de uma promoção turística muito eficiente nesse sentido. Países como a Turquia, que tem uma região famosa por causa dos balões, a Capadócia, inspiram-nos a promover uma experiência similar em nosso território, que tem um grande potencial de crescimento”, ressaltou Rodriguez Júnior.
“Trata-se de um esporte que não é mais de Torres, mas sim do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Esse é o maior evento do esporte na América Latina e o terceiro maior do planeta. Estamos aqui convidando para que todos possam aproveitar um pouco dessa experiência”, enfatizou o prefeito de Torres, Carlos Souza.
Capital Nacional do Balonismo
O município de Torres foi considerado a Capital Nacional do Balonismo por determinação da Lei Federal 14.808, sancionada em janeiro deste ano. O título vincula definitivamente o município gaúcho à prática esportiva e cultural, consolidando a repercussão nacional e internacional do festival. A iniciativa teve origem no Projeto de Lei nº 9073/2017, apresentado pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB).
Leia também
Shows, ingressos e novidades: vem aí o 34° Festival Internacional de Balonismo de Torres