
A nova estação começou nesta quinta-feira (20) às 06h01, mas suas características já podiam ser observadas desde a semana passada, com temperaturas mínimas bem mais baixas e máximas que atingem seu pico no meio do dia, baixando rapidamente ao entardecer.
Daqui para frente, a tendência é que as temperaturas continuem a cair e os dias passem a ter a mesma duração das noites. Assim, já será possível perceber o entardecer acontecendo mais cedo.
Para os próximos dias, a previsão é de tempo firme com sol até domingo. Na tarde de sábado, o vento nordeste aumenta, chegando a 45 km/h na costa, e na tarde de domingo podem ocorrer pancadas de chuva fraca.
Na segunda-feira (24), a previsão é da chegada de uma frente fria, que provocará chuva a partir da tarde. As temperaturas devem permanecer amenas, com máximas chegando a 27°C e mínimas na casa dos 20°C. (Veja os detalhes no final da matéria).
Despedida do Verão
Nos despedimos de um verão, em sua maior parte, seco e com altas temperaturas. Um verão que, para os veranistas e, acredito, para os comerciantes do Litoral Norte, foi histórico.
Tivemos semanas de mar esverdeado, relativamente incomum para o Rio Grande do Sul, e dias seguidos de muito sol e calor, que atraíram centenas de milhares de visitantes às praias gaúchas e proporcionaram um feriadão de carnaval com recordes nas rodovias.
Outono
Agora, a perspectiva meteorológica para o outono é de que a La Niña se dissipe, dando lugar a um período de neutralidade climática. A previsão é de chuvas e temperaturas dentro da média para os meses de abril, maio e junho.
No Litoral Norte, os acumulados médios de chuva para os próximos três meses variam entre 103 e 121 milímetros. As temperaturas mínimas médias são de 17,5°C em abril, caindo para 11,8°C em junho. Já as máximas variam de 25,5°C em abril a 19,9°C em junho.
No outono, começam a se tornar comuns os eventos de nevoeiros ao amanhecer, especialmente em dias de predominância de alta pressão atmosférica e noites com temperaturas mais frias. Esse cenário favorece a condensação do ar úmido próximo à superfície, resultando na formação de densas névoas nas primeiras horas do dia.
Outras características da estação incluem a transição entre o calor do verão e o frio do inverno, o que pode provocar a entrada de frentes frias e o encontro com massas de ar quente remanescentes, ocasionando temporais pontuais e localizados.
As entradas de massas de ar frio começam a se tornar mais frequentes, trazendo dias mais frios. No entanto, ainda não se descartam os veranicos, dias com temperaturas altas fora de época.
A boa notícia é que, com a previsão de neutralidade climática, é mais difícil que ocorram fenômenos climáticos intensos como os de maio do ano passado.
Detalhes da previsão da semana
- Sexta-feira (21) muito sol – Temperatura Mínima de 20°C e Máxima de 24°C.
- Sábado (22) sol e vento de até 45 km/h – Temperatura Mínima de 22°C e Máxima de 25°C.
- Domingo (23) tempo parcialmente encoberto pela manhã com chance de pancadas de chuva a tarde – Temperatura Mínima de 22°C e Máxima de 26°C.
- Segunda-feira (24) o dia amanhece ensolarado e chova a partir da tarde – Temperatura Mínima de 22°C e Máxima de 27°C.
Por Ludmila Pochmann / Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar