
A conclusão da pavimentação da Rodovia Domingos Manoel Pires (OS-010), a Estrada do Palmital, em Osório, está perto de se tornar realidade, com uma nova ligação asfaltada entre a Estrada do Mar e a BR-101. A ordem de início das obras foi assinada pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior em uma solenidade realizada na quarta-feira (29), no salão paroquial da comunidade.
Serão pavimentados 3,6 quilômetros, completando o asfaltamento dos 19,5 quilômetros da rodovia. A previsão é de que a obra seja concluída em março de 2026. O investimento é de R$ 4,5 milhões e tem origem no Ministério das Cidades.
A empresa responsável pela execução é a Traçado Construções e Serviços Ltda., que já direcionou máquinas para a realização das obras na Estrada do Palmital. O projeto contempla os serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e sinalização viária.
A localidade do Palmital é conhecida por suas lagoas — como a do Peixoto, da Pinguela e do Lessa —, e a conclusão das obras poderá potencializar o turismo nessa região de Osório.
Assista
Infraestrutura para desenvolvimento

O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, destacou que o distrito do Palmital vem crescendo de forma expressiva e que a tendência é seguir se desenvolvendo.
“O que existe aqui são consultas e encaminhamentos de projetos para vários condomínios, o que tornará isso aqui muito mais frequentado, muito mais movimentado e, principalmente, com atividades econômicas bem mais consistentes. Então, é nesse sentido que a gente também está olhando a perspectiva de futuro de Osório com essa conclusão [da pavimentação]”, afirmou Romildo Bolzan em entrevista ao portal Litoral na Rede.
O presidente da Associação de Moradores do Palmital, Ramon Bestetti, pontuou que os benefícios esperados com a conclusão do asfaltamento vão além das melhorias nas condições de tráfego para os moradores.
“Vai aumentar o fluxo de veículos, o que fomenta o nosso comércio local. A conclusão do asfalto vem em uma ótima hora, tão aguardada pela nossa comunidade”, disse à reportagem.










