Os estudos e as ações realizadas nas áreas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), cultura surda e educação de surdos, serão o foco do VII Encontro de Libras e IV Seminário de Educação Especial Inclusiva do Litoral Norte. Os eventos acontecem na próxima quinta-feira (24), em Osório.
O tema é “Educação Pós Pandemia”. Os participantes receberão certificado, que será enviado posteriormente, por e-mail. A inciativa é do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com o Centro Universitário Cenecista de Osório (Unicnec).
O Encontro de Libras e o Seminário de Educação Especial Inclusiva iniciará às 18 horas, no auditório do Unicnec. As atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados, que devem fazer inscrição por formulário eletrônico. Serão duas palestras, com quatro profissionais atuantes na área da inclusão.
O Encontro de Libras do Litoral Norte é realizado desde 2016 e firmou-se como o maior evento da área na região. Em 2019, passou a contar com o Seminário de Educação Especial Inclusiva, com propósito de contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais.
As professoras de Libras Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia (Unicnec) e Aline Dubal Machado (IFRS) são as idealizadoras e organizadoras dos eventos.
Confira a programação
18h – Credenciamento
19h – Abertura
19h15 – “Educação Inclusiva e Pandemia: possibilidades e desafios”
Palestrantes: Susana Joaquim Rodrigues e Sônia Jaqueline de Paula
20h15 – “Da sala de aula para casa: como a pandemia mudou a educação de surdos”
Palestrantes: Danielle Candiota de Freitas Lima e Alessandra Ayres
21h15 – Espaço para perguntas
22h – Encerramento