A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) realizou no Litoral Norte, a 7ª edição do Movimento pela Educação – Vamos Debater Juntos. O evento ocorreu, nesta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores de Osório e discutiu políticas públicas para resgatar a qualidade das escolas no Estado.
O presidente da ALRS, deputado Vilmar Zanchin (MDB), abriu os trabalhos e disse que não há desenvolvimento econômico e social que perdure ao longo do tempo, sem qualidade da educação ofertada aos jovens e crianças. “Buscamos um verdadeiro pacto com a sociedade gaúcha em torno deste tema. Esse é o nosso projeto”, garantiu.
Zanchin anunciou uma parceria com o governo do Estado, com aporte de recursos do Legislativo, para a formação de professores. Também relatou algumas iniciativas adotadas pelo Poder Executivo, a partir de sugestões colhidas nos debates anteriores. Entre elas, ele citou o aperfeiçoamento das relações entre o governo estadual e municípios, a atenção à idade certa de alfabetização, ensino em tempo integral e profissionalizante.
O vice-governador Gabriel Souza (MDB) marcou presença no encontro e disse que tem convicção da melhora da qualidade do ensino e das outras questões que envolvem o tema, como a remuneração de professores e infraestrutura escolar. “Essa é uma prioridade absoluta do governo gaúcho e, com a parceria da Assembleia Legislativa, o Rio Grande do Sul tende a avançar muito nessa área”, afirmou.
Conforme Gabriel, o debate sobre educação é estratégico e necessário para que o estado se debruce e melhore seus índices. Ele destacou, entre as ações governamentais direcionadas ao setor este ano, o projeto apresentado à ALRS para contratação de professores de forma emergencial; a abertura de concurso público para mais de mil vagas; programas de formação de professores (Professor do Amanhã) e de alfabetização inicial de crianças (AlfabetizaTchê).
O deputado Luciano Silveira (MDB) declarou que foi um encontro para debater e valorizar a educação, que está extremamente gratificado pelo tema ter o destaque que merece. “Educar não tem preço, mas a falta da educação tem um alto custo. Por isso, mais do que discutir a educação, temos que investir nela. O Litoral Norte é a região que mais cresce no estado, portanto é justo que o investimento em educação siga o mesmo ritmo. Reconhecemos os avanços que o estado teve, mas precisamos avançar mais. Afinal, a educação é a base de tudo!”, disse o parlamentar da região.
A prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco, que preside a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), relatou que para o desenvolvimento da região é essencial discutir apoio e investimentos na educação. Também se manifestaram o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Osório, Miguel Calderon (PP) e o prefeito de Osório, Roger Caputi (MDB).
“A Educação é fundamental, é o ponto de partida para que tudo aconteça. No município de Osório, nos últimos dois anos foram investidos cerca de R$ 10 milhões nas estruturas das escolas. Estamos iniciando o processo junto ao Governo do Estado, com o Inova RS, que é programa que leva a tecnologia para dentro das salas de aula, disponibilizando um atrativo para os alunos”, afirmou Roger Caputi.
Miguel Calderon, ressaltou a relevância das discussões, que visam buscar novas alternativas para qualificar o ensino. Ponderou sobre a importância de investimentos na formação pedagógica de professores das escolas técnicas agrícolas da rede estadual. “Precisamos garantir o futuro das novas gerações. Temos este compromisso e, certamente, seremos cobrados no futuro”, afirmou.
O presidente do Fórum do Coredes, Beto Vigotto, a deputada Delegada Nadine (PSDB), além de outras autoridades, como prefeitos, secretários municipais da educação e vereadores também estiveram no evento.
Painel de debates
A 7ª edição do “Movimento pela Educação – Vamos Debater Juntos” contou com um painel de debates com especialistas da área, uma palestra sobre o tema e, por último, a reunião do Coredes regional. A temática Educação para o Desenvolvimento foi escolhida pelo presidente da Assembleia Legislativa para nortear os trabalhos do Legislativo gaúcho durante o ano de 2023.
Mediados pelo jornalista Túlio Milman, os painelistas foram: Stéfanie Casagrande, secretária de Educação e Cultura de Encantado, Vanderlize San Marins de Lima, professora Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle, de Sapiranga, e Aracy Maria da Silva Ledo, presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul. A palestra foi conduzida pela professora e escritora Jane Haddad, mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná.
O Movimento pela Educação já esteve também em Marau, Restinga Sêca, Sant’Ana do Livramento, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. Além de Osório, para contemplar as nove Regiões Funcionais do Estado, o debate será realizado também em encontros na região Sul e em Porto Alegre até o fim de outubro.
O levantamento de informações obtido nesses encontros será somado ao trabalho que o presidente do Parlamento está realizando junto de sua equipe técnica e com o apoio de consultores renomados nacionalmente, como a professora Claudia Costin, o ex-ministro Rossieli Soares, entre outros, será formulado um Marco Legal da Educação Gaúcha.