
A Secretaria Municipal de Saúde estima vacinar 22 mil pessoas contra a gripe em Osório. A vacinação no município inicia na próxima segunda-feira (07), mesma data da campanha nacional, anunciada pelo Ministério da Saúde.
Em Osório, a vacina contra a gripe estará disponível nas salas de vacinas dos postos de saúde dos bairros Sulbrasileiro (Central), Caravágio, Medianeira (Primavera), Laranjeiras e Albatroz, e nos distritos de Aguapés e Atlântida Sul.
O horário da vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Já o “Dia D” da vacinação está previsto para ocorrer no dia 10 de maio, com todas as salas de vacinas abertas durante o sábado. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.
O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, idosos e grupos prioritários. Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos.
Ainda podem se vacinar contra a gripe os seguintes grupos prioritários: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, pessoas com deficiências crônicas ou em condições clínicas especiais.