
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) informou nesta sexta-feira (31) que Osório já conta com CEPs por logradouro, assim como ocorreu recentemente com Capão da Canoa e Tramandaí. Com a mudança, os moradores têm 90 dias para se adaptar aos novos códigos postais.
Conforme os Correios, a codificação postal por logradouro busca promover maior qualidade na prestação dos serviços postais. A iniciativa faz parte do trabalho técnico realizado constantemente para qualificar a distribuição. “Agora, cada avenida, rua, praça e travessa de Osório conta com CEP específico”, informou a empresa.
Com a nova codificação, 541 logradouros, distribuídos em 38 bairros de Osório, receberam 706 CEPs (clique aqui e confira).
Os moradores devem divulgar o novo CEP de seus endereços a correspondentes — pessoas e empresas que lhes enviam cartas e encomendas — para que os Correios possam realizar a entrega com mais agilidade e eficiência, reduzindo dificuldades e devoluções por endereçamento incorreto ou incompleto.
Somente os sistemas de bancos e empresas conectados ao banco de dados dos Correios serão atualizados automaticamente. Os CEPs gerais que atendiam a sede e os distritos do município permanecerão ativos por 90 dias, a contar de 31 de outubro de 2025.
Além do CEP, são elementos básicos que compõem o endereço: nome do destinatário, tipo e nome do logradouro, número do lote, complemento (se houver), nome do bairro, município e sigla do estado.
Santo Antônio da Patrulha e Torres
De acordo com os Correios, a previsão é de que ainda neste ano Santo Antônio da Patrulha e Torres também recebam CEPs específicos por logradouro.
Facilidade
Além de facilitar a localização de endereços e beneficiar moradores e empresas que prestam serviços em Osório, o sistema permite que o CEP seja usado como referência de confirmação de endereço, prática comum em diversos segmentos.
Como consultar o CEP
Para saber qual é o seu CEP, os moradores podem realizar a consulta na internet, acessando o Busca CEP ou o site dos Correios.
Também é possível fazer a pesquisa pela Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 4003-8210 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 881 8210 (demais localidades).










