A Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) termina oficialmente neste fim de semana. Mas a corporação informou que manterá parte do serviço de salvamento nas praias do Estado até o dia 31 de março.
Até este domingo (06), todos os postos de salvamento estarão funcionado. A partir de segunda-feira (07), no entanto, o efetivo será reduzido, com a manutenção de 85 guaritas em operação no Litoral Norte até o dia 31 de março.
Outras oito bases serão mantidas ativas no Litoral Sul e haverá guarda-vidas em 20 localidades de águas internas do Estado.
O coordenador operacional da Operação Verão, tenente-coronel Isandré Antunes, destacou ainda que “as ações com moto aquáticas e quadriciclos permanecem no mesmo período”.
A recomendação para quem frequentar as praias a partir da próxima semana é que procure entrar no mar perto dos pontos estratégicos onde o serviço de salvamento será mantido.
Balanço da Operação Verão
Até essa quinta-feira (03), os guarda-vidas realizaram 417 salvamentos no Litoral Norte, uma redução de quase 31% em comparação à temporada passada. Também foram contabilizadas, desde o início da operação, em dezembro, 184.847 ações de prevenção.
Ocorreram duas mortes no mar, ambas em áreas não cobertas pelos profissionais de salvamento. O número é bem inferior ao registrado no verão 2020/2021, quando nove pessoas morreram afogadas nas praias da região.