Operação “Ponto Final” prende envolvidos com extorsões em Osório

Criminosos empregavam violência contra as vítimas; mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Osório e Cachoeirinha

Compartilhe

Operação Ponto Final prendeu criminosos que praticavam extorsão em Osório. Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a operação “Ponto Final” contra crimes de extorsão praticados no município de Osório. Três homens foram presos. Além da cidade do Litoral Norte, os agentes cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As ações desta quarta-feira (02) são resultado de dois meses de investigação pela equipe da Delegacia de Polícia de Osório. O delegado João Henrique Gomes de Almeida não informou o número de vítimas, mas relatou que o trabalho teve início com registros policiais da prática criminosa na cidade, “com emprego de violência excessiva”.

O delegado também não revelou o contexto em que ocorreram as extorsões, mas garantiu que a polícia conseguiu identificar a participação de cada um dos envolvidos e a forma como agiam. “Tanto os executores quanto os partícipes, que prestavam auxílio material para a prática dos crimes, serão responsabilizados criminalmente”, afirmou João Henrique.

Ele aponta que os criminosos obtinham vantagens ilícitas impondo medo e utilizando violência física. “A operação foi denominada ‘Ponto Final’ visando estancar uma prática criminosa que impõe terror às pessoas como forma de obter vantagem financeira”, detalhou.

Prisões e apreensões

Conforme a Polícia Civil, os três presos na operação já tinham antecedentes criminais. Nas buscas, os policiais apreenderam telefones celulares, drogas, cartões bancários e dinheiro. Os materiais serão analisados na continuidade da investigação.

Além disso, a Justiça bloqueou contas bancárias que eram usadas para movimentação dos valores pelo grupo criminoso.

Efetivo mobilizado

A operação mobilizou 30 policiais civis e militares. A DP de Osório contou com apoio da 1ª DP de Cachoeirinha e da Brigada Militar, por meio do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e do Canil Regional da corporação.

Compartilhe

Postagens Relacionadas