Operação Golfinho termina com quase 1.000 prisões no Litoral Norte

Brigada Militar divulgou balanço e apontou queda dos indicadores de criminalidade

Compartilhe

54ª Operação Golfinho foi realizada entre 20 de dezembro e 26 de fevereiro. Foto: Brigada Militar

A 54ª Operação Golfinho da Brigada Militar (BM) terminou na última segunda-feira (26) e resultou em quase 1.000 prisões no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral divulgou o balanço das atividades da corporação nas cidades da região, iniciadas em 20 de dezembro.

Nesse período, em que o Litoral Norte recebeu reforço de efetivo da BM vindo de outras regiões do estado, a corporação realizou 2.563 barreiras policiais, abordou 44.916 pessoas e fiscalizou 28.396 veículos. O balanço é referente às cidades e não inclui ações do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) nas rodovias estaduais.

Durante pouco mais de dois meses, os policiais militares realizaram 894 prisões em flagrante e ainda capturaram 89 foragidos. As equipes da BM apreenderam 28 armas de fogo, 419 munições e quase 54 quilos de entorpecentes.

A corporação também destaca a redução dos indicadores de criminalidade em relação à operação anterior. Segundo a BM, a maior queda foi nos registros de roubo a estabelecimento comercial, que diminuíram 60%. Em relação aos homicídios, houve uma baixa de 50%.

O CRPO Litoral aponta ainda menos casos de furto/arrombamento em estabelecimento comercial (- 46%); furto/arrombamento em residência (- 44%); roubo à residência (- 37,5%); furto de veículo (- 30%); roubo a pedestre (- 27%); furto qualificado (- 27%); roubo de veículo (- 23%) e furto em veículo (- 8%).

O comandante do CRPO Litoral, coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros, ressalta que “os resultados satisfatórios no controle da criminalidade demonstram a excelência do trabalho integrado de todas as modalidades de policiamento da Brigada Militar concentrados na Operação Golfinho para a promoção de tranquilidade a moradores e veranistas que se deslocam às praias da região”.

Segundo o oficial, os contextos de planejamento e execução da Operação Golfinho envolvem o olhar detalhado e aprimorado da Brigada Militar, que vão muito além dos serviços de segurança prestados e percebidos pela sociedade, e, assim, a próxima edição já começa a ser esboçada pela corporação.

 

Compartilhe

Postagens Relacionadas