A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (05) a terceira edição da Operação “É O Bicho”, de forma simultânea, na maioria das cidades do Litoral Norte. Em Osório, uma mulher foi presa por maus-tratos e os agentes resgataram dois cachorros.
A ação, coordenada pela 23ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (23ª DPRI), com sede em Capão da Canoa, tem o objetivo de averiguar denúncias de maus-tratos, abandono e crueldade contra animais. Aproximadamente 50 locais foram inspecionados.
Os policiais civis atuaram a partir de denúncias nas cidades de Capivari do Sul, Arroio do Sal, Mostardas, Osório, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, incluindo Balneário Quintão, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Caraá, Tramandaí, Torres e Xangri-Lá.
Em alguns pontos, a Polícia Civil teve apoio da Brigada Militar (BM), com equipes de policiamento e da Patrulha Ambiental (Patram). Na maioria dos locais, tutores foram orientados sobre a necessidade de atenção e cuidado com os animais domésticos, além de ser passada informação sobre os canais de denúncia de maus-tratos.
Prisão em flagrante e animais resgatados
A equipe da Delegacia de Polícia de Osório fiscalizou oito locais. Em um deles, os policiais prenderam uma mulher de 20 anos por maus-tratos contra dois cães domésticos. Ela também desacatou os agentes. A ação contou com o apoio do médico veterinário do Canil Municipal.
Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, a mesma pessoa já havia sido visitada em outra ocasião e advertida dos maus-tratos. O delegado informou que os cachorros estavam bem magros e sem alimentação adequada e estavam presos em local bem pequeno.