A Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul desencadeou a 104ª Operação Desmanche em Imbé na manhã desta terça-feira (20). Além da secretaria estadual, participaram da operação a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), o Departamento de Trânsito do RS (DetranRS), o Corpo de Bombeiros (CBM) e a CEEE Equatorial.
Segundo a SSP, as apreensões ocorreram na Rua Quitéria, no bairro Ipiranga. A ação resultou na apreensão de cinco toneladas de sucatas, três veículos suspeitos de adulteração e uma notificação pelo Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI).
De acordo com o coordenador da Operação Desmanche, major Jeferson Eroni, as equipes em conjunto oferecem apoios às forças de segurança locais. “A Operação Desmanche está no litoral e visa fazer a fiscalização de depósitos irregulares de veículos em situação de furto ou roubo, além dos locais com desmanche de peças de veículos. Neste período do ano, a população gaúcha já sua totalidade se desloca para o litoral e o objetivo é prestar este apoio durante o veraneio”, destacou.
A força-tarefa também conta com a participação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da empresa Gerdau para o recolhimento das sucatas. A SSP realizou um levantamento e constatou que, nos últimos seis anos, já foram visitadas 61 cidades, realizadas 81 prisões, interditados 156 desmanches e recolhidas mais de 8 mil toneladas de sucatas sem procedência confirmada.