
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou, nesta terça-feira (16), mais uma edição da Operação Desmanche no Litoral Norte. A ação foi realizada no município de Osório, dentro da Operação Verão, e fiscalizou uma oficina. Um homem foi preso por adulteração de sinal identificador de veículo.
No estabelecimento, foram apreendidas cerca de quatro toneladas de sucata automotiva. Os agentes localizaram uma motocicleta com chassi adulterado. De acordo com a SSP, o proprietário da empresa, tem histórico criminal por recepção e roubo a residência, e foi preso.
Além da prisão e da apreensão de sucata veicular, a ação também resultou em um termo circunstanciado por crime ambiental e uma notificação administrativa por parte do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
A força-tarefa tem como alvo empresas ou oficinas destinadas ao desmanche e à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos oriundos de veículos, em fim de vida útil, sujeitos à desmontagem. O principal objetivo da Operação Desmanche é coibir o comércio ilegal de peças de procedência suspeita, o que contribui para reduzir, de forma indireta, roubos e furtos de veículo no Rio Grande do Sul.
Criada em 2016, a força-tarefa é realizada de forma permanente pela SSP e é constituída pelas cinco instituições vinculadas da pasta. Hoje, a ação em Osório contou com um efetivo de 30 servidores, integrantes da Brigada Militar (BM), do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do DetranRS e da própria SSP.
Denúncias: telefone 181
As denúncias sobre qualquer atividade irregular podem ser encaminhadas, de forma anônima, para a SSP. O cidadão pode denunciar por meio do telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). As denúncias são fundamentais para determinar os alvos da operação, e as forças de segurança utilizam as informações na elaboração de ações de combate ao crime.