A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou, nesta quinta-feira (07), em Osório, a XI Operação Temática de Fiscalização de Transportes de Passageiros (OTEPAS). Durante os 11 dias de operação, a PRF intensificou a fiscalização de veículos como vans, táxis, ônibus, veículos de transporte escolar e transporte individual por aplicativo na BR-101.
As equipes flagraram diversas irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros, incluindo a falta de curso especializado para motoristas, ausência de autorização e vistoria pelos órgãos competentes, equipamentos obrigatórios ineficientes ou ausentes, e exercício irregular da profissão, entre outros problemas.
No decorrer dos 11 dias de atividades, a PRF emitiu 576 notificações referentes a infrações diversas. Foram fiscalizados 567 veículos e 1.320 pessoas participaram de algum procedimento de fiscalização. Mais de 422 testes do etilômetro foram aplicados. Além disso, foram registrados ainda 36 procedimentos criminais.
“Diante desse cenário, a realização da OTEPAS no Rio Grande do Sul tornou-se necessária para fortalecer a fiscalização e conscientizar os motoristas e operadores sobre a importância de seguir as normas de segurança no trânsito”, avalia a PRF.
Durante a operação, a PRF identificou irregularidades em ônibus do transporte escolar do município de Osório. Com isso, o serviço chegou a funcionar parcialmente na última segunda-feira (04). A prefeitura anunciou a normalização na terça-feira (05).