Oficina de Tricô de Tramandaí doa 520 toucas de lã para crianças com câncer

Compartilhe

Mais de 500 toucas de lã foram entregues para crianças que realizam tratamento de câncer. Foto: Divulgação

Uma vez por semana, aproximadamente 20 mulheres se reúnem para fazer tricô e crochê em Tramandaí. A oficina é realizada desde 2018 e as voluntárias aderiram a uma causa nobre: produzir toucas de lã para crianças que fazem tratamento de câncer. O projeto “Cuca-Quentinha” já doou 520 peças para o Instituto do Câncer Infantil, em Porto Alegre, que atende pacientes de todo o Rio Grande do Sul.

A última doação, de 400 toucas, foi entregue nesta semana. A artista plástica Eliane Barreto, que coordena voluntariamente a oficina, contou que além do grupo que se reúne semanalmente, há outras mulheres que produzem as peças em casa e encaminham para o projeto. “Tem gente que está fazendo em casa. Então chegam cinco de Nova Tramandaí, outras de outro lugar. Até de Cidreira e de Terra de Areia vieram touquinhas”, comemora Eliane.

A oficina aberta ao público é realizada no Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda (CCIGR), da Secretaria de Desenvolvimento a Assistência Social de Tramandaí, localizado na Rua Rebouças, 495. “No Centro de Convivência, eles dão essa atenção ao idoso, e o “Cuca-Quentinha” é um projeto aberto, não precisa estar inscrito para fazer parte”, salientou Eliane Barreto.

A inspiração foi uma iniciativa internacional que surgiu nos Estados Unidos, o Magic yarn-EUA, a partir de uma sugestão da médica pediatra Rosângela Vianna e da Escolinha Florescer. Os encontros acontecem sempre nas segundas-feiras, das 14h às 17h.

“Lidar com pessoas é a minha paixão. A gente fica conversando, trocando informações, eu levo propostas de discussões para as mulheres. A gente fica uma ensinado para a outra, trocando conhecimento sobre as próprias vidas. Essa convivência é super nutritiva para a terceira idade, para a idade madura”, avaliou a coordenadora da oficina.

Novos projetos

Voluntárias se reúnem uma vez por semana para produzir as peças de tricô e crochê. Foto: Divulgação

Após a produção das mais de 500 toucas para o Instituto do Câncer Infantil, a Oficina de Tricô e Crochê, iniciou agora a produção de peças que serão entregues para crianças de escolas públicas de comunidades carentes de Tramandaí. Elas começaram com o material que sobrou e, para seguir o trabalho, as voluntárias precisam de doações de lãs, barbantes coloridos e agulhas.

Depois disso, a previsão é produzir sacolas com fio de algodão para as gestantes do Programa Criança Feliz.

Quem quiser colaborar, pode entregar os materiais no Centro de Convivência do Idoso e Geração de Renda ou então na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, na Avenida Fernandes Bastos, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. Para mais informações, o telefone de contato é o 51-99236-2726.

Leia mais notícias do Litoral Norte.

Receba gratuitamente as notícias do Litoral na Rede no seu Whatsapp. Clique aqui e saiba como se cadastrar. 

Compartilhe

Postagens Relacionadas