



O forte odor sentido nos últimos dias em várias cidades do Litoral Norte, especialmente em Tramandaí e Imbé, ainda é um mistério para moradores e autoridades. Na manhã desde quarta-feira (31), a equipe da Vigilância Sanitária de Tramandaí realizou novas inspeções para tentar identificar a origem do problema.
Os fiscais estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan, no bairro Estância Velha, e também no aterro sanitário do município. “Fomos em locais que são potenciais poluidores, mas não verificamos nenhum cheiro diferente na estação e no aterro”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária de Tramandaí, Victor Ilha.
Na noite de terça-feira (30), foram realizadas inspeções na zona sul do município, onde o cheiro foi sentido primeiro. Também não foram analisadas situações que possam estar relacionadas com odor sentido na região.
Segundo Victor Ilha, a suspeita é que a situação esteja relacionada a algo maior do que um descarte irregular de lixo, por exemplo. Segundo ele, uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também está inspecionado locais como a Estação de Tratamento.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Imbé, Igor Mesquita, está acompanhando a situação a partir de relatos de moradores da cidade sobre o forte cheiro. Segundo ele, foram encaminhadas algumas denúncias pontuais, que serão analisadas, mas que também não teriam relação com o odor na região.