
Um bólido, meteoro de alta magnitude, explodiu, na madrugada desta terça-feira (26), sobre o Oceano Atlântico, na costa do Rio Grande do Sul. Câmera do Observatório Espacial Heller & Jung, localizada em Taquara, registraram o fenômeno pouco antes da 1h.
Conforme Carlos Fernando Jung, diretor do Observatório, o registro teve início ainda sobre o continente, ao norte da Lagoa dos Patos, na altura do limite entre os municípios de Palmares do Sul e Mostardas, no Litoral Norte. O bólido explodiu em alto-mar a uma distância de 633 quilômetros da costa, já no sul do Estado.
“O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 99 Km e explodiu sobre o mar. A magnitude [brilho] foi de -9 sendo muito elevada. É possível ver as nuvens serem iluminadas a 633 Km de distância”, apontou Jung.
Os meteoros são fenômenos luminosos ocasionados pela entrada de fragmentos de um corpo celeste na atmosfera. O atrito do material sólido em alta velocidade com os gases da atmosfera faz com que ele se torne incandescente e deixe um rastro luminoso no céu.
A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.