O que esperar do clima no outono de 2025

Inmet e Inpe divulgaram prognóstico climático para a nova estação no Brasil

Compartilhe

Lagoa do Armazém, Tramandaí. Foto: Ticiano Kessler / Litoral na Rede / Arquivo

O outono no Hemisfério Sul começa nesta quinta-feira, dia 20 de março de 2025, às 06h01min, pelo horário de Brasília.  A estação de transição entre o verão e o inverno, segue até 20 de junho, às 23h42min. Mas afinal, o que esperar do clima nos próximos três meses.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram, nesta quarta-feira (19), o prognóstico climático para os meses de abril, maio e junho.

Em relação a temperatura da água do Oceano Pacífico Equatorial, que a afeta o clima no Brasil, os órgãos apontam para uma tendência de transição de La Ninã (resfriamento) para neutralidade.

https://litoralnarede.com.br/cartao/oticasdiniz

“A previsão do APEC Climate Center (APCC), centro de pesquisa sediado na Coréia do Sul, aponta para um enfraquecimento gradual do fenômeno nos próximos meses, com 66% de probabilidade de transição de condições de La Niña para condições de neutralidade durante o trimestre março-abril-maio, e persistência de condições neutras até o período do inverno (junho-julho-agosto)”, aponta o prognóstico.

Veja os prognósticos para cada região do Brasil

Região Sul

A previsão indica condições desfavoráveis para as chuvas, com predomínio de chuvas abaixo da média histórica (climatologia) principalmente sobre os Estados do Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. No centro-sul do Rio Grande do Sul, a expectativa é de condições de chuvas variando entre próximas a acima da média.

Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média histórica (climatologia) em grande parte da região. Entretanto, não se descarta a entrada das primeiras incursões de massas de ar frio em 2025 nos próximos meses, que podem provocar declínio de temperaturas na região, e de forma mais acentuada em regiões de maior altitude.

Região Sudeste

A previsão para o outono indica predomínio de chuvas abaixo da média histórica (climatológica) em toda a região. Contudo, não se descartam eventos de chuvas intensas na porção leste da região, devido a passagem de sistemas frontais sobre o oceano, que podem provocar instabilidades para estas áreas.

Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média histórica (climatologia) nos próximos meses. No entanto, há a possibilidade de incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que poderão provocar queda nas temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.

Região Centro-Oeste

A tendência para o outono é de chuvas abaixo da média histórica em grande parte da região. Porém, vale notar que é comum a redução de chuvas a partir de abril que representa um mês de transição entre o período chuvoso e o período seco desta região.

Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média histórica (climatologia) nos próximos meses.

Região Nordeste

A previsão climática indica condições desfavoráveis para as chuvas, com predomínio de condições de chuvas abaixo da média histórica (climatologia) no centro-sul da região. Assim como para a Região Norte, são previstas chuvas mais regulares sobre a porção norte da região, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua posição climatológica.

São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, temperaturas mais amenas poderão ser registradas sobre a costa norte da região em relação a porção central (interior), devido a ocorrência de dias consecutivos de chuva.

Região Norte

A previsão climática, realizada pelo INMET/CPTEC-INPE/FUNCEME para os meses de abril a junho/2025, indica condições favoráveis para o predomínio de chuvas acima da média histórica no centro-norte da Região Norte. Para as áreas do sul da Região Norte, a previsão é de condições favoráveis para chuvas próximas ou abaixo da média durante o trimestre.

A temperatura média do ar é prevista para prevalecer acima da média histórica (climatologia) em praticamente toda a região, com valores podendo atingir 1 a 2ºC acima da média, no sudeste do Pará e oeste do Tocantins.

Fenômenos do outono

O prognóstico do Inmet e Inpe para os próximos três meses também aponta que outono se caracteriza por diferentes fenômenos adversos nas diversas regiões do Brasil.

“Observam-se as primeiras formações de fenômenos adversos, tais como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul; e friagem no sul da Região Norte e nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até mesmo no sul de Goiás”, aponta o documento.

Compartilhe

Postagens Relacionadas