Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar ao portal Litoral na Rede pelos 365 dias de empenho na busca pela informação de qualidade, a fim de informar a região a respeito das principais notícias dos municípios que compõem o litoral norte. Os veículos de comunicação são fundamentais para a construção e consolidação da democracia, justiça e cidadania em um mundo cada vez mais globalizado. Como tema da minha primeira participação, escolhi falar sobre algo que, mais do que nunca, está presente na vida dos gestores públicos: como criar e investir em políticas públicas para a geração de emprego e renda?
Em todo Brasil, os índices de desemprego nunca estiveram tão altos. No entanto, a crise política e econômica, criada principalmente a partir de Brasília, não pode afetar a vida dos municípios, onde, de fato, tudo acontece. Logo após a confirmação da escolha da comunidade pelo nosso projeto de governo para os próximos quatros anos de Capão da Canoa, começamos a trabalhar efetivamente para suprir essa necessidade presente em nossa cidade.
Desde janeiro, estamos na busca por recursos para a conquista de grandes obras, realizamos o investimento em cursos de qualificação e eventos culturais e esportivos, além da ampliação de serviços públicos, que movimentam a economia e abrem novos postos de trabalho no município. A criação da Comissão Municipal do Emprego – parceria entre poder público e representantes de empregadores e de empregados – também foi um fato novo fomentador da geração de emprego e renda.
Desde setembro, nossa cidade passou a contar com três novos serviços que colaboram no desenvolvimento local: RedeSimples, Sala do Empreendedor e escritório regional da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul. Está mais fácil empreender em Capão da Canoa, após nossa iniciativa, que tem como objetivo direto estimular a criação de postos de trabalho.
Ao longo da baixa e média temporada, realizamos diversos eventos, desde o Capão Fest, em abril, ao 3º Open Internacional de Patinação, agora em setembro, que foram importantes na movimentação da rede hoteleira, gastronômica e de serviços. Unido à construção civil, o turismo é a mola propulsora da economia em Capão da Canoa e, por isso, merece ser visto como meio principal na tentativa de saída da crise. Atendendo aos pedidos da comunidade, a realização de eventos a nível estadual e nacional é um instrumento que praticamos bastante.
Ano que vem, assumo como presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e temos como objetivo trabalhar o turismo regionalmente. Estamos revitalizando o espaço do município junto à Lagoa dos Quadros, a fim de promover os esportes náuticos e um espaço de lazer e convívio, além da nossa beira-mar. A região litorânea do Rio Grande do Sul é um pólo de crescimento constante e o executivo de Capão da Canoa está empenhado em progredir essa valorosa região.