Quem olhou para os céus de algumas cidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, na tarde deste sábado (11), deve ter se impressionado com a aproximação de nuvens carregadas que antecederam a temporais registrados na maioria das localidades da região. Em Torres, o fotógrafo e caçador de tempestades Gabriel Zaparolli fez registros que mostram o cenário lindo — ainda que assustador [veja galeria no final da reportagem].
Conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima do dia foi registrada por volta de 14h: 26°C. Duas horas depois, os termômetros desperacam, marcando 20,6°C. Em Tramandaí, a máxima do sábado foi de 23°C.
Já em relação a precipitação, Torres registrou, entre 15h e 21h, 19,2 milímetros de chuva. Em Tramandaí foram 23,4 milímetros no mesmo período. Um dos maiores acumulados da região durante o dia foi em Mostardas, onde choveu 58,2 milímetros até as 21h deste sábado, de acordo com estação do Inmet no município.
Na noite deste sábado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta para chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes. O aviso vale até as 10h deste domingo (12) para praticamente todo o Estado e inclui o Litoral Norte.
“Durante as chuvas, fique em segurança, retire eletroeletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas. Procure informações de prevenção com a Defesa Civil do seu município”, recomenda a Defesa Civil Estadual.
De acordo com a mais recente previsão do tempo publicada pela meteorologista Ludmila Pochmann em Litoral na Rede, o cenário é resultado do predomínio de áreas de baixa pressão atmosférica, comuns nessa época do ano no Rio Grande do Sul.
Veja fotos do céu carregado em Torres: