O Litoral Norte do Rio Grande do Sul atingiu nesta terça-feira (20) a menor marca de casos ativos de Covid-19 em quase nove meses. Segundo o boletim do Comitê de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), há 989 pessoas com a doença em tratamento ou isolamento, patamar mais baixo desde 26 de outubro se 2020.
Também é a primeira vez em 2.021 que este número esta abaixo de 1.000. Se comparado com o dia com mais casos ativos da pandemia, a quantidade atual e 5,5 vezes menor. Em 12 de março, a região tinha 5.481 com a doença ativa.
O COE alerta, no entanto, que essa redução não deve ser motivo para relaxar as medidas de prevenção ao coronavírus. Nessa segunda-feira (19), a Fiocruz confirmou os primeiros dois casos da variante Delta (identificada inicialmente na Índia) no Rio Grande do Sul.
“Mesmo quem já teve a doença ou foi vacinado necessita manter os cuidados e continuar usando máscaras e adotando medidas de higiene e distanciamento social”, orienta o COE.
Outro dados do boletim
O Litoral Norte possui 55.193 casos confirmados desde o início da pandemia. Três novos óbitos foram notificados, elevando para 1.361 o número de mortes relacionadas à Covid-19.
Os óbitos mais recentes foram de moradores de Arroio do Sal, Tramandaí e Xangri-Lá.
Além disso, há 127 pacientes internados com confirmação ou suspeita de contaminação pelo coronavírus.
A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 56% e de leitos clínicos para Covid é de 16%.
Quer receber as notícias do Litoral na Rede no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo.