Novos representantes da comunidade negra são empossados no Piratini

Compartilhe

Bloco carnavalesco se apresentou ao final da cerimônia. Karine Viana / Palácio Piratini

Foram empossados nesta terça-feira (21) os 34 novos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene). A data marca o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969. A cerimônia, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, teve a presença do governador José Ivo Sartori.

Criado em maio de 1988, o Codene é uma instituição normativa, paritária, deliberativa, e fiscalizadora. É responsável por desenvolver estudos, propor medidas e políticas públicas voltadas à comunidade negra e busca erradicar a discriminação que atinge a vida social, econômica, política e cultural. Transformou-se em órgão estadual em 2003.

Sartori lembrou que, após 12 anos, a posse dos conselheiros voltou ao Palácio Piratini, marcando a grandeza que merece a luta do povo negro e gaúcho. “Vemos aqui homens e mulheres que fazem da luta pela igualdade seu objetivo de vida, o que também deve ser meta do poder público”, afirmou. “Apesar das conquistas, ainda temos muitas barreiras a vencer. Não podemos retroceder. O momento é de olhar à frente, valorizar a diversidade e conquistar liberdade e justiça social em todas as áreas”, acrescentou.

Para a secretária de Políticas Sociais e de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o órgão busca a integração entre todas as secretarias de Estado, a construção de políticas públicas e a promoção de ações efetivas para atender aos cidadãos. “Os Conselhos de Direitos são um importante canal de participação popular. É a sociedade no controle social fortalecendo as políticas públicas e tornando-as adequadas às necessidades e eficientes na qualidade dos serviços e aplicação dos recursos”, destacou.

Segundo a ex-presidente do Codene, Marisa da Silva, a entidade cumpre papel fundamental de combate à discriminação racial. O sucessor, Deoclécio da Silva Souza, reforçou a importância do órgão no enfrentamento do racismo e promoção da igualdade.

Ao final da solenidade, houve apresentação do Bloco Carnavalesco Os Intocáveis, da Sociedade Floresta Aurora.

Nova diretoria (gestão 2017-2019)

Presidente: Deoclécio da Silva Souza (SRBC Fidalgos e Aristocratas)

Vice-presidente: Clóvis André Silva da Silva (Casa Civil)

Tesoureira: Michelle Marques Gonçalves (SDSTJDH)

Secretário executivo: Celso da Silva Procópio (Seppir GHC)

Compartilhe

Postagens Relacionadas