Novos membros da Academia de Escritores do Litoral Norte tomam posse em abril

As escolhas ocorreram após votação colegiada dos acadêmicos efetivos

Compartilhe

Fotos: AELN-RS / Arte: Litoral na Rede

Foram eleitos cinco novos membros da Academia de Escritores do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (AELN-RS). Os novos integrantes da entidade são os escritores Airton Tomazzoni, Jorge Amaro, Alexandre Lucchese e Wellington Amorim e a escritora Lizzi Barbosa.

Conforme a AELN-RS, eles tomarão posse a partir do mês de abril. Os eleitos tiveram os currículos analisados por comissão designada especificamente para esta finalidade. As escolhas ocorreram após votação colegiada dos acadêmicos efetivos.

Airton Tomazzoni, Jorge Amaro, Alexandre Lucchese e Lizzi Barbosa foram eleitos membros efetivos, já Wellington Amorim ingressa como Membro Correspondente. As inscrições para que escritores e escritoras possam se candidatar a ocupar uma cadeira na academia abrem trimestralmente.

“É um compromisso e uma responsabilidade muito grande ser o primeiro negro e quilombola a tomar assento nesta importante Academia de Escritores. Mostardas é a terra de Menotti Garibaldi e de Marcelo Gama, somos o litoral, mas a distância física e o isolamento entre o mar e a Lagoa, por vezes nos afastam. Que os livros nos aproximem!”, comemorou o escritor Jorge Amaro, que é biólogo, servidor público estadual, político e doutor em Políticas Públicas pela UFRGS. Amaro reside em Mostardas, e ocupará a cadeira 37, que terá como patrono Marcelo Gama.

Airton Tomazzoni: escritor, jornalista, roteirista, coreógrafo e doutor em Educação pela UFRGS, residente na cidade de Imbé. Ocupará a cadeira 36, que tem como patrono João Gilberto Noll.

Alexandre Lucchese: escritor, palestrante e jornalista, formado pela UFRGS, com atuação em grandes veículos de imprensa do Estado, como Jornal do Comércio e Zero Hora. Residente na cidade de Tramandaí. Ocupará a cadeira 39, que tem como patrono Benedito Saldanha.

Lizzi Barbosa: pedagoga, mestre em Educação pela UERGS, escritora, compositora e cantora, pesquisadora das Culturas Populares, residente na cidade de Cidreira. Ocupará a cadeira 38, que tem como patrona Sandra Jatahy Pesavento.

Wellington Amorim: filósofo, escritor e pós-doutor em Filosofia pela UFRJ. Natural do Rio de Janeiro e atualmente residente na cidade de Porto Alegre, onde atua como Professor Universitário na UFRGS.

Compartilhe

Postagens Relacionadas