Novo edital do programa Mais Médicos tem vagas em 10 municípios do Litoral Norte

Em todo o Brasil, devem ser contratados mais de 3 mil profissionais

Compartilhe

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O governo federal anunciou mais 3,1 mil novas vagas no programa Mais Médicos. Dez municípios dos Litoral Norte do Rio Grande do Sul estão contemplados na nova etapa de contração dos profissionais.

O Ministério da Saúde aponta que, com as novas contratações de médicos, 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados. O anúncio foi feito, nessa segunda-feira (1º), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Salvador, na Bahia.

Para o Litoral Norte gaúcho, estão contemplados os municípios de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Torres e Tramandaí.

Para Capão da Canoa e Tramandaí são duas vagas. Para os demais, o edital prevê uma para cada município. Com exceção de Osório, onde o médico é para equipe de Atenção Primária no Sistema Prisional, os demais profissionais para a região são para atuar em equipes de Saúde da Família.

“Com esse edital, nós retomamos a nossa meta dos 28 mil médicos”, celebrou Nísia Trindade. “Pela primeira vez o edital é feito seguindo a política de cotas aprovada em lei que é prioridade do governo federal. Cumprimos, assim, a nossa visão de inclusão, por isso fico muito feliz de fazer este anúncio”, acrescentou a ministra.

Será concedida bolsa-formação de R$ 14.058/mês, que poderá ser paga pelo prazo de 48 meses. Os percentuais das vagas válidas no novo edital obedecerão às exigências de cotas para concursos públicos o qual prevê o mínimo de 20% de cotas étnico-raciais, e a lei de cotas para PCD, com o mínimo de 9%.

Podem participar da seleção profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil continuam a ter preferência na seleção.

Desde 2023, com a retomada do Mais Médicos, o governo federal fez alterações no modelo do programa, onde os profissionais contam com oportunidades de especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe

Postagens Relacionadas