Nove municípios do Litoral têm mais de 90% dos adultos com vacinação completa contra a Covid-19

Novos protocolos do governo do Estado permitem que essas cidades retirem a exigência de comprovante de vacinação para atividades de maior risco; veja o cenário nos 23 municípios da região

Compartilhe

Foto: Prefeitura de Tramandaí

No Rio Grande do Sul, já são 236 municípios – quase metade do total – com mais de 90% da população adulta dentro do esquema vacinal completo contra o coronavírus, considerado duas doses ou dose única. A informação foi divulgada nessa quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

No Litoral Norte, nove dos 23 municípios atingiram esse percentual, conforme levantamento realizado pelo Litoral na Rede no painel de vacinação da SES. Na região as cidades que têm pelo menos 90% dos adultos vacinados são: Arroio do Sal, Capivari do Sul, Imbé, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul, Palmares do Sul, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

Os município que atingiram esse percentual ficam autorizados a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, em todas as atividades, incluindo as de maior risco. No entendimento do Gabinete de Crise, 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio. Na média, o RS tem 83,5% da população adulta completamente vacinada.

“Os municípios que chegaram a 90% do esquema completo já vacinaram praticamente todas as pessoas, é o índice recomendado em qualquer campanha vacinal. Nesses locais, com esse contingente imunizado, as pessoas estão mais protegidas, por isso podemos colocar em prática esse novo modelo de diferenciar pelo andamento da vacinação”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Cenário da vacinação nos 23 municípios do Litoral Norte

Duas cidades do Litoral Norte registram percentual de pessoas com 18 anos ou mais com vacinação completa superior à população estimada pelo IBGE. Em Arroio do Sal, 8.460 adultos receberam duas doses da vacina contra a Covid-19 e 332 o imunizante de aplicação única. Isso representa uma taxa de 108%.

Em Itati, 108,9% da população adulta estimada estão com a vacinação completa: 2.070 com duas doses e 87 com dose única.

Conforme o painel da SES, as menores taxas de vacinação completa entre os adultos na região estão nos municípios de Caraá (67,6%), Cidreira (71,4%) e Terra de Areia (74%).

Nas maiores cidades da região, Capão da Canoa está com 85,6% dos maiores de 18 anos com duas doses e vacina de dose única, enquanto Tramandaí tem 77,7%.

Percentual de adultos com vacinação completa

Arroio do Sal – 108%

Balneário Pinhal – 79%

Capão da Canoa – 85,6%

Capivari do Sul – 91,2%

Caraá – 67,6%

Cidreira – 71,4%

Dom Pedro de Alcântara – 89,2%

Imbé – 94%

Itati – 108,9%

Mampituba – 79,5%

Maquiné – 95,7%

Morrinhos do Sul –  95,4%

Mostardas – 86,2%

Osório – 84,4%

Palmares do Sul – 99,2%

Santo Antônio da Patrulha – 79,5%

Tavares – 79%

Terra de Areia – 74%

Torres – 82,3%

Tramandaí – 77,7%

Três Cachoeiras – 82,9%

Três Forquilhas – 94,1%

Xangri-Lá – 90,6%

Estimativas populacionais

Os dados da população utilizados são baseados em estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por serem projeções, alguns municípios podem apresentar pequenas diferenças nos números absolutos com a população real atual. Esse é o motivo, por exemplo, de termos no Estado 64 cidades nas quais o índice de vacinados está acima dos 100%. A maioria em cidades pequenas, onde uma variação mesmo que pequena gera maior diferença percentual.

Dos 236 municípios com mais de 90% da população com esquema completo, 209 têm menos de 10 mil pessoas adultas (com 18 anos ou mais). O menor município em população no RS, Engenho Velho, é o que apresenta o maior percentual no Estado: 160%. A estimativa era de que a cidade tivesse 720 habitantes adultos, enquanto mais de mil residentes do local já foram vacinados.

Entre as cidades com população adulta entre 10 mil e 50 mil pessoas, Tenente Portela, Santo Cristo e São Pedro do Sul são as que aparecem na lista com as maiores porcentagens, as três acima dos 100%. Enquanto nos municípios de médio e grande porte (mais de 50 mil habitantes adultos), Santo Ângelo e Cachoeira do Sul são os únicos municípios acima dos 90% até o momento.

Esses são dados alimentados mais de uma vez por dia no painel, por isso são números em constante atualização, conforme as doses aplicadas vão sendo registradas pelos municípios no sistema no Programa Nacional de Imunizações.

Compartilhe

Postagens Relacionadas